CONTATOS

nandinhoferro@hotmail.com( CONTATOS)

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Perícia da Defesa Civil e do Ministério Público deve demorar quatro horas

Velas Arena Corinthians (Foto: Leandro Canônico) A Defesa Civil e o Ministério Público foram à Arena Corinthians para realizarem a perícia no local do acidente que resultou na morte de duas pessoas no estádio, na última quarta-feira. O processo deve demorar por volta de quatro horas. O coordenador da Defesa Civil, Jair Paca de Lima, está à frente das operações. Anteriormente, também na manhã desta quinta, a Odebrecht fez uma vistoria com seus engenheiros. Quem chegou ao local pela manhã encontrou três velas de sete dias em homenagem aos mortos. 
No total, 30% da obra foram interditados, o correspondente a cinco mil metros quadrados. Mas, segundo Lima, que já havia feito uma vistoria inicial na última quarta, isso não deve impedir que a obra continue nos outros setores do estádio. Foi decretado luto de três dias no local e os trabalhos serão retomados apenas na próxima segunda-feira. Na manhã seguinte à tragédia, cerca de dez operários voltaram à Arena Corinthians em busca de mais informações, mesmo com a paralisação das atividades até segunda-feira, por luto. Na última quarta-feira, três estruturas metálicas da obra caíram na parte de trás do estádio em construção, após terem sido atingidas por um guindaste que estava colocando a última treliça, de 500 toneladas, sobre o prédio leste. O painel de LED que fica na parte externa do local também foi danificado.

Brasil volta ao top-10 de ranking da Fifa ao passar por Honduras e Chile

neymar brasil honduras (Foto: Mowa Press) Novidades no ranking mensal da Fifa de novembro, divulgado nesta quinta-feira. O Brasil reapareceu no grupo dos dez melhores graças às vitórias sobre Honduras e Chile, em amistosos disputados nas últimas semanas, nos Estados Unidos e Canadá. A seleção comandada por Luiz Felipe Scolari ganhou uma posição ao aparecer com 1.102 pontos, ultrapassando Bélgica (11º, com 1.098) e Inglaterra (13º, com 1.041), mas sendo alcançada por Portugal.

Do primeiro pelotão, os portugueses foram os que apresentaram maior evolução no último mês. A classificação para a Copa do Mundo com dois triunfos sobre a Suécia rendeu o quinto lugar para Cristiano Ronaldo e companhia - terminaram outubro, por exemplo, em 14º, com 1.036 pontos. Agora aparecem com 1.172, perto da Colômbia, terceira, com 1.200. Espanha, Alemanha e Argentina continuam ocupando os três primeiros postos.

É importante ressaltar, porém, que o ranking de novembro não influenciará em nada no sorteio da  fase de grupos da Copa do Mundo de 2014, a ser realizado no próximo dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, na Bahia. Os cabeças de chave já estão definidos: Brasil (país-sede), Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Uruguai e Suíça. Equipes como Holanda, Itália, Inglaterra, Portugal e França estarão em outros potes.

Confira o top-10 do ranking da Fifa de novembro:

1) Espanha - 1.507
2) Alemanha - 1.318
3) Argentina - 1.251
4) Colômbia - 1.200
5) Portugal - 1.172
6) Uruguai - 1.132
7) Itália - 1.120
8) Suíça - 1.113
9) Holanda - 1.106
10) Brasil - 1.102

domingo, 24 de novembro de 2013

Série A : Sport vence e retorna a elite do futebol brasileiro

O Rubro-negro está de volta a Série A, do Campeonato Brasileiro. A vitória por 3 x 2 sobre o Boa Esporte levou o Leão à 62 pontos e garantiu o acesso do Sport à primeira divisão de 2014. Com as derrotas de Icasa e Ceará, o rubro-negro não poderá ser mais alcançado, garantindo  sua  classificação com uma rodada de antecedência. Neste próximo sábado, o Leão encara o Paysandu pela 38 rodada, na Ilha do Retiro. 
Os gols do acesso rubro-negro aconteceram no primeiro tempo, dois de Marcos Aurélio e um de Neto Baiano. Na segunda etapa, o Boa Esporte diminuiu o placar e chegou a assustar a torcida do Leão. Com mudancas estratégicas de Geninho no time, a equipe encorpou e conseguiu segurar a vantagem até o final do jogo.
O Leão da Ilha do Retiro começou o jogo com três homens na defesa, cinco no meio campo e dois no ataque. Uma formação que Geninho gosta muito, principalmente, quando o rubro-negro atua fora de seus domínios. Por ter uma defesa mais protegida, o Leão se lançou ao ataque desde o primeiro minuto de partida. Demonstrando a seus torcedores que foram à Varginha para definir o acesso à Série A. 
Aos sete minutos, Marcos Aurélio lançou Neto Baiano na entrada da área. O atacante achou estar em posição de impedimento e deixou a bola passar para Marcelo Cordeiro. O lateral,  dominou a bola e chutou em cima do goleiro que cedeu rebote. Na segunda oportunidade, Cordeiro tentou encobrir Jonathan, mas não conseguiu. O goleiro do Boa Esporte se recuperou e fez a defesa. 
Após uma roubada de bola de Rithely no meio campo, o meia lançou Lucas Lima que avançou com a bola dominada até a entrada da área e passou para o camisa dez rubro-negro do Leão. Marcos Aurélio, aos 17 minutos, invadiu a área sem marcação e quase sem ângulo chutou de perna direita cruzado. A bola entrou no canto esquerdo do goleiro do Boa Esporte. Sport 1 x 0 Boa Esporte.
Quatro minutos depois, aos 21, o rubro-negro voltou a balançar as redes dos mineiros, em Varginha. Depois de linda jogada de Marcos Aurélio, Neto Baiano ampliou para o Sport. O camisa dez dominou no peito, avistou o atacante na pequena área sem marcação e lançou. Como um verdadeiro artilheiro, Neto cabeceou no contra pé do goleiro Jonathan e marcou o segundo gol do Leão na partida. Sport 2 x 0 Boa Esporte.
Com o resultado a favor, os leoninos recuaram para trazer o time do Boa Esporte para o seu campo, ficando o contra ataque como principal jogada. Assim o time da casa começou a ganhar espaço no campo de defesa do Leão e teve suas oportunidades. Aos 36 minutos, Crystian cruzou a bola e encontrou Luiz Paulo na entrada da pequena área do Leão. O atacante mesmo marcado conseguiu cabecear forte, mas Saulo fez grande defesa e manteve o placar da partida. 
Antes do final da primeira etapa, o Sport aumentou a sua vantagem para 3 a 0. O lateral esquerdo Marcelo Cordeiro recebeu a bola em profundidade de Lucas Lima, na lateral do campo e cruzou para Marcos Aurélio cabecear para dentro do gol. Sport 3 x 0 Boa Esporte.
O Leão retornou para o segundo tempo sem modificações na escalação, nem no esquema tático, porém desatento. Logo no primeiro minuto, após erro da zaga leonina Moisés entrou na área de frente para o goleiro Saulo, mas não teve precisão e chutou para fora. Alguns minutos depois, o time de Varginha conseguiu marcar o seu gol com Éder Lima. O curioso foi que no instante em que o Boa Esporte balançou as redes do Leão, os jogadores do rubro-negro comemoravam a vitória da Chapecoense sobre o Icasa. Sport 3 x 1 Boa Esporte.
Depois dos mineiros diminuírem o placar, os jogadores do Sport acordaram e voltaram a marcar  forte no meio campo para buscar a ter o controle da partida. Mesmo assim, Saulo teve de realizar grande defesa, sob forte chuva, aos 10 minutos, depois de um chute de fora da área de Filipinho. 
Aos 19 minutos, o sinal amarelo acendeu para o time leonino. Isso porque, Luiz Paulo fez o segundo gol do time mineiro. Depois de lançamento para dentro da área de Vinícius Hess, o atacante do Boa Esporte subiu junto com Oswaldo e cabeceou para dentro do gol rubro-negro. Sport 3 x 2 Boa Esporte.
Preocupado com uma virada, Geninho substituiu o atacante Neto Baiano e o meia Lucas Lima, por Felipe Azevedo e o volante Rafael Pereira, respectivamente. Com as modificações, a equipe ficou com o meio de campo mais fortalecido e o ataque mais veloz. Aos 33 minutos, Felipe Azevedo recebeu passe de Patric, foi para cima da zaga e chutou de fora da área. O goleiro Jonathan teve de realizar boa defesa para impedir mais um gol do Sport. O técnico do Leão, apesar de ter colocado Rafael em campo, tirou Aílton e colocou na equipe Vinícius Simon.
Mesmo com toda marcação do rubro-negro, o Boa Esporte quase chegou a empatar a partida. Aos 43 minutos, depois de escanteio cobrado, a bola sobrou para na entrada da área do Sport e BamBam, ajeitou e chutou para o gol. Por sorte do Leão, a bola acertou Felipe Azevedo e foi para a linha de fundo. 
Aos 48 minutos, o juiz Dilzon Melo apitou o final da partida e anunciou o retorno do Sport Club do Recife à Série A, de 2014. PARABÉNS LEÃO!!!!!

Brasil vence a Itália e conquista o tetra da Copa dos Campeões

O ponteiro Lucarelli passa pelo bloqueio italiano (Foto: Divulgação/FIVB) Por um momento, o filme do jogo contra a Rússia passou pela cabeça dos jogadores da Seleção Brasileira masculina de vôlei. Depois de abrir 2 a 0 contra a Itália, na madrugada deste domingo, o Brasil viu o rival reagir e empatar em 2 a 2. Porém, ao contrário do duelo contra os Russos, dessa vez a derrota não veio. E melhor. Com a vitória por 3 sets a 2, parciais de 25-22, 25-22, 23-25, 20-25 e 15-11, em Tóquio (JAP), a equipe do técnico Bernardinho conquistrou o tetracampeonato da Copa dos Campeões.
Em seis edições do torneio, a Seleção venceu este ano e em 1997, 2005 e 2009. Em 1993 e 2001 a equipe ficou com a prata. A vitória nesta madrugada fez o Brasil chegar a 12 pontos e não poder mais ser alcançado pela Rússia, que enfrenta os Estados Unidos ainda neste domingo.
O grande destaque do Brasil foi o oposto Wallace, maior pontuador da partida, com 28 pontos. Quem também se destacou foi o central Lucão, com 21 pontos. Pelo lado italiano, Zaytsev foi o maior pontaduor, com 27 acertos.
O JOGO
A partida começou equilibrada. Ainda sonhando com o título, os italianos partiram com tudo e conseguiram abrir dois pontos de vantagem. Mas o Brasil soube manter a tranquilidade e empatou em 10 a 10.
Com ace de Lucarelli, a Seleção virou para 12 a 11. Logo depois, com bons saques de Wallace, o Brasil dificultou a recepção da Itália e fez 18 a 16. Após ace do central Lucão, a equipe de Bernardinho abriu 21 a 18. Com os italianos forçando o saque, mas cometendo muitos erros, a Seleçao fechou em 25 a 22.
No segundo set, o Brasil continuou bem no saque, agora com Maurício. Com o levantador Bruninho variando bem as jogadas, e a defesa bem posicionada, a Seleção abriu 6 a 3. Contando com o erro de saque italiano, a equipe de Bernardinho foi para a parada técnica vencendo por 8 a 5.
Enquanto o Brasil não cometia erros, a Itália entregava pontos não só em saques, mas também em ataques para fora. Após bloqueio de Wallace, a Seleção aumentou sua vantagem no placar: 11 a 6. A equipe seguia jogando muito bem e fez 15 a 7. Mas os italianos não se entregaram e reagiram para 18 a 14. Com os brasileiros pecando na recepção, a Itália encostou ainda mais: 21 a 18. Porém, o Brasil se tranquilizou e fechou a parcial em 25 a 22.
No terceiro set, a Seleção voltou concentrada, com a defesa bem postada e o ataque mantendo o bom nível. Com isso, o Brasil abriu 4 a 1. Mas a Itália não se deu por vencida, aproveitou um momento de instabilidade do rival, e virou para 8 a 6. Após o tempo técnico, foi a vez de os italianos errarem. Tudo igual: 8 a 8.
Com um saque melhor do que nos sets anteriores, a Itália voltou a ficar na frente: 10 a 8. Aproveitando um Wallace inspirado, Bruninho acionava bastante o oposto, que não decepcionava. E foi dele o ponto de empate em 14 a 14. O duelo seguia equilibrado no set até o Brasil fazer 19 a 18 em saque de Raphael e falha da recepção italiana.
Mas a Itália não desistiu. Porém, em erro de ataque, o Brasil fez 22 a 20. Os italianos, no entanto, reagiram novamente e retomaram a dianteira no marcador: 23 a 22. Bola de segurança de Bruninho, o oposto Wallace empatou em 23 a 23. Porém, o mesmo Wallace errou largadinha em contra-ataque e a Itália fez 24 a 23. Em seguida, em erro de recepção, os italianos fizeram 25 a 23.
No quarto set, o Brasil deu sinais que não se abalou com a derrota na parcial anterior e logo abriu 3 a 1. Mas a Itália empatou em 3 a 3. E, em erro de ataque de Maurício, os italianos fizeram 6 a 5. Com Zaytsev se destacando no ataque, a Itália foi para o tempo técnico vencendo por 8 a 6. Após a parada, os brasileiros deram mais sinais de desconcentração e a diferença aumentou: 10 a 6.
Com Lipe no lugar de Maurício e Éder na vaga de Sidão, o Brasil esboçou uma reação. Mas, na hora de confirmar os contra-ataques e empatar o set, a Seleção vacilava. Errando saques, a Itália desperdiçava chances de aumentar sua vantagem. Porém, a pequena diferença permaneceu e os italianos venceram o set por 25 a 20.
No tie break, em erro de Zaytsev e ace de Wallace, o Brasil abriu 4 a 2. Em grande rali, Lucão finalmente achou Zaytsev e marcou de bloqueio: 5 a 2. Com mais dois bloqueios em sequência, a Seleção parou o ataque rival e fez 7 a 2. Mas os italianos, novamente, não se deram por vencidos e reagiram: 10 a 8.
No entanto, a Seleção soube manter a tranquilidade e garantiu a vitória e o tetracampeonato da Copa dos Campeões.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Agente polêmico diz que Messi vai deixar o Barça no fim da temporada

Messi Barcelona e Espanyol (Foto: Getty Images) A falta de acordo em relação a um aumento salarial pode tirar Messi do Barcelona no fim da atual temporada. Pelo menos é o que garantiu o polêmico empresário François Gallardo, em entrevista à rádio espanhola “Punto Pelota”. O agente, que costuma 'vazar' transferências na imprensa europeia, afirmou que o craque argentino não gostou quando o Barça recuou nas conversas para um novo compromisso.
- Messi vai sair no fim da temporada porque se sente traído. Ele tinha uma renovação de contrato acordada com o clube, mas eles rejeitaram. Por isso, Messi decidiu sair – revelou Gallardo.
De acordo com o empresário, tudo começou em setembro, quando Messi pediu uma revisão de contrato, e a diretoria catalã aceitou. Entretanto, após um mês, o Barcelona informou ao camisa 10 que não poderia honrar o acordo.
Insatisfeito, Messi teria, inclusive, chegado a um acordo verbal com outro clube. Segundo Gallardo, a transferência começará a ser realizada a partir de fevereiro de 2014.
 - Sem dúvida, o clube para o qual ele irá pode pagá-lo mais do que € 18 milhões por ano. É demais o que eles estão oferecendo, e o Barça não pode pagar a Messi o que ele ganharia em neste outro clube.
Esta não é a primeira vez que Gallardo revela transferências surpreendentes, que nem sempre se concretizam. Há poucos dias, ele também garantiu a saída de Pedro do Barcelona. Em outros anos, disse que havia um pré-contrato de Guardiola com o City, assim como um acordo para Drogba ir para o time catalão.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Seleção Brasileira é a mais valiosa da Copa, aponta estudo

Seleção Brasileira (Foto: Mowa Press) Definidas as 32 seleções que participarão da Copa do Mundo, duas equipes destacam-se pelo valor de mercado que, somadas, alcançam a incrível cifra de R$ 3 bilhões. Estudo realizado pela Pluri Consultoria revela que a Seleção Brasileira, anfitriã da competição, está avaliada em 509 milhões de euros, algo em torno de R$ 1,551 bilhão. A de menor valor, segundo a pesquisa, é a Costa Rica, cujo valor individual de seus jogadores somado não ultrapassa R$ 64 milhões, ou 21 milhões de euros.
O valor médio de cada atleta das 32 equipes que deverão desembarcar no Brasil, levando-se em conta as convocações feitas até aqui, é de 7,9 milhões de euros, cerca de R$ 24 milhões. Em segundo lugar, aparece a atual campeã mundial, a Espanha, cujo valor agregado de seus jogadores soma 504 milhões de euros, cerca de  R$ 1,536 bilhão.
A Argentina ocupa a terceira posição no ranking, com um valor de mercado estimado em 475 milhões de euros, cerca de R$ 1,448 bilhão, seguida de perto pela Alemanha, em quarto, avaliada em  466 milhões de euros, cerca de R$ 1,421 bilhões.
As 32 equipes participantes do torneio promovido pela Fifa valem 5,8 bilhões de euros, aproximadamente R$ 13,2 bilhões. O estudo demonstra ainda que o valor médio de mercado de cada seleção é de 182 milhões de euros, cerca de R$ 555 milhões. Outra constatação curiosa demonstrada com a análise é que apenas 11, das 32 equipes, apresentam valor de mercado acima da média.
As cinco primeiras equipes, juntas, somam 40% do valor de mercado global das 32 seleções classificadas para o Mundial. Se o grupo de jogadores comandado por Luiz Felipe Scolari é apontado como a mais valioso dentre as equipes, a Costa Rica surge como a seleção de menor valor de mercado, 21 milhões de euros (R$ 64 milhões), seguida de perto pelo Irã, avaliada em 22 milhões (R$ 67 milhões), e pela Austrália, cujo valor de mercado dos seus atletas está avaliado em 24 milhões de euros, cerca de R$ 73 milhões.

Comemorações pela vaga na Copa de 2014 deixam 12 mortos na Argélia

torcida Argélia comemoração classificação Copa do Mundo  (Foto: AFP) As comemorações pela conquista de uma vaga na Copa do Mundo de 2014 deixaram 12 pessoas mortas na Argélia, segundo informações de autoridades locais. Logo após a vitória por 1 a 0 sobre Burkina Faso, na última terça-feira, milhares de torcedores saíram as ruas para festejar o feito.
A chance de participar da Copa deixou as pessoas eufóricas. Horas antes da partida, por exemplo, o estádio Mustapha Tchaker já estava lotado, e as arquibancadas exibiam um enorme mosaico com o nome da seleção feito com fogo. Durante o jogo, gritos incansáveis de apoio ao time e vaias ensurdecedoras ao adversário.Segundo dados, a maioria das mortes foram causadas por acidentes de trânsito. Grande parte do norte do país foi castigado por fortes chuvas terça-feira, tornando as condições das estradas perigosas.
O serviço de emergência do país informou que cinco pessoas perderam suas vidas após caírem em um barranco na cidade montanhosa de Bejaia, a leste de Argel, enquanto outros quatro morreram no sul de Biskra, quando dois caminhões se bateram. Outros óbitos ocorreram nas cidades de Tipaza e M'Sila. 
A Argélia se classificou pela quarta vez: 1982, 1986 e 2010 foram as edições anteriores. Além dos argelinos, as seleções africanas já garantidas são as mesmas do Mundial da África do Sul: Nigéria, Camarões, Gana e Costa do Marfim.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Time de craques fora da Copa tem paredão, jogador mais caro e dois artilheiros de primeira

Os torcedores brasileiros ficaram felizes com a confirmação, na terça-feira, das presenças dos craques Cristiano Ronaldo, de Portugal, e Ribéry, da França, na Copa do Mundo de 2014. Porém, outros tantos craques badalados ficaram de fora. É possível se fazer um time fortíssimo com estes jogadores.
O atacante sueco Ibrahimovic, por exemplo, não conseguiu classificar a sua seleção e entra na lista. O artilheiro bem que tentou. Marcou dois gols sobre Portugal, mas saiu de campo derrotado (2-3). O meia Gareth Bale, jogador mais caro do mundo, também não estará presente. A seleção de País de Gales nem perto chegou de se classificar. Outro que fará falta é o artilheiro do Borussia Dortmund, o polonês Lewandowski.

Confira uma seleção de jogadores que ficaram de fora da Copa:
Cech (República Tcheca), Ivanovic (Sérvia), Kjaer (Dinamarca), Subotic (Sérvia) e Alaba (Áustria); Ramsey (País de Gales), Sahin (Turquia), Yarmolenko (Ucrânia) e Bale (País de Gales); Ibrahimovic (Suécia) e Lewandowski (Polônia).

Guerra rubro-negra! Atlético-PR e Fla começam a decidir a Copa do Brasil

A primeira batalha em vermelho e preto. Assim pode ser definido o jogo de ida da final da Copa do Brasil, entre Atlético-PR e Flamengo, que ocorre nesta quarta-feira, às 21h50, na Vila Capanema.
Ambos times rubro-negros se encontram a dois passos de conquistar uma vaga na Libertadores de 2014. O primeiro deles, será dado em Curitiba. O segundo, e último, será na próxima quarta-feira, no mesmo horário, no Maracanã.
Apresentação Atlético-PR x Flamengo

MUDANÇAS NO FLA À VISTA?
Se a famosa frase no futebol de que “em time que está ganhando não se mexe” pode acabar pautando o trabalho de muitos treinadores, Jayme de Almeida parece não compactuar deste pensamento. No último treinamento antes do jogo, o técnico rubro-negro proibiu a entrada da imprensa, dando a entender que a equipe titular pode ter mudanças para o confronto de quarta à noite.
Esta possibilidade de mudança no time foi ampliada após o discurso do lateral-direito Léo Moura, que preferiu despistar quando foi questionado sobre quem começará jogando.
– Infelizmente, não posso falar algo sobre a escalação do time. Vocês (jornalistas) terão de descobrir os titulares somente na hora do jogo – ressaltou o jogador.
Sem explicitar o time, Jayme deve estudar a entrada de Samir na vaga de Carlos Eduardo. Desta maneira, o time ficaria com três zagueiros, liberando mais Léo Moura e André Santos para o ataque.
Outra dúvida, externada desde o início da semana, é sobre quem será o goleiro titular. Recuperado de uma artroscopia no joelho esquerdo, Felipe tem treinado com o restante do elenco desde a última sexta-feira. Apesar disso, Jayme não confirma a entrada do camisa 1 na vaga de Paulo Victor. Apesar de tanto mistério, o capitão do time afirma que todos os jogadores têm condições de fazer um bom papel diante do Furacão.
– Quem entrar vai dar conta do recado. Isso é uma certeza que temos, foi assim em todos os jogos até aqui – disse Léo Moura.

FURACÃO APOSTA NA FORÇA DENTRO DE CASA
O Atlético-PR sustenta uma invencibilidade de quase 40 anos contra o Flamengo, jogando em Curitiba, em campeonatos nacionais.
Para tentar manter o tabu, a torcida atleticana mobilizou-se e esgotou os ingressos para o primeiro jogo da decisão. Dentro do estádio, serão distribuídas 5 mil caveiras para tentar ambientar os jogadores cariocas ao inferno que será o caldeirão de Vila Capanema.
No time titular, Zezinho e João Paulo brigam por vaga ao lado de Deivid para formar a dupla de volantes do Rubro-Negro paranaense.
Outra novidade foi a presença de Pedro Botelho nos treinamentos do Furacão. Recuperado de lesão na coxa direita, o lateral-esquerdo, antes titular, está na briga pela posição. Jonas e Juninho, apontados como titulares indiscutíveis para o jogo, agora têm uma sombra.
Em uma manobra ousada, Vagner Mancini poderia escalar Botelho e deslocar Juninho para a direita, deixando Jonas no banco. Mas isto é improvável, por conta da condição física do camisa 6.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR X FLAMENGO
Estádio: Vila Capanema, Curitiba (PR)
Data/hora: 20/11/2013 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP)
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e Alessandro Rocha de Matos (BA)
Atlético-PR: Weverton, Jonas, Manoel, Luiz Alberto e Juninho; Deivid, João Paulo (Zezinho), Everton e Paulo Baier; Marcelo e Éderson - Técnico: Vágner Mancini.
Flamengo: Paulo Victor (Felipe), Léo Moura, Chicão, Wallace e André Santos; Amaral, Luiz Antonio, Elias e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane - Técnico: Jayme de Almeida.

Que venha 2014! Seleção fecha ano da virada com vitória sobre o Chile

Comemoração do Brasil contra o Chile (Foto: Mowa Press) Foi com vitória que a Seleção encerrou um ano intenso, em que resgatou a confiança da torcida. Na noite desta terça-feira, no Rogers Centre Stadium, em Toronto, no Canadá, o Brasil bateu o Chile por 2 a 1, em sua última partida no ano, e chegou a sua 12ª vitória nos últimos 13 jogos. Hulk e Robinho marcaram, e o gremista Vargas descontou para os chilenos.
O ano que marcou o retorno de Luiz Felipe Scolari termina com um saldo mais do que positivo. Foram 19 partidas, com 13 vitórias, quatro empates e duas derrotas. O Brasil marcou 47 gols e sofreu apenas 15. Os bons números, porém, ainda não são suficientes para expressar o 2013 da equipe canarinho. O título invicto da Copa das Confederações e as vitórias expressivas sobre adversários como Espanha, França, Itália e Portugal devolveram aos brasileiros a confiança e a esperança na conquista do hexacampeonato, em solo nacional, no próximo ano.
No total, 49 jogadores foram testados, mas a disputa por vagas afunilou. Hoje, Felipão tem o grupo quase completo, uma base titular e uma ou outra dúvida para a Copa do Mundo. O próprio treinador admitiu que não esperava achar a equipe tão rapidamente.
Desde o amistoso contra Portugal, em setembro, a Seleção não enfrentava um time forte como o Chile. Nem de longe, o Brasil repetiu a boa atuação que teve na goleada por 5 a 0 contra Honduras, no último sábado. O adversário fez jogo duro e foi um bom teste para o grupo de Scolari. 
Como vem acontecendo na maioria dos jogos desde a Copa das Confederações, o Brasil partiu para cima nos minutos iniciais. E o gol não tardou a sair. Aos 13, a defesa chilena saiu jogando errado, Oscar roubou a bola e lançou na medida para Hulk na esquerda. Livre, o atacante do Zenit chutou forte e colocou a Seleção em vantagem.
O gol deu a falsa impressão de que o Brasil teria uma noite tranquila. Ledo engano. Antes mesmo de o zero sair do placar, o técnico Jorge Sampaoli já havia trocado Marcelo Diíz por Beausejour, por conta de uma lesão. Após o gol, ele trocou José Fuenzalida por Valdivia, por opção tática. 
As mudanças surtiram efeito, e os chilenos passaram a dar trabalho. Tanto que em alguns momentos do jogo o Chile tinha mais de 60% de posse de bola, enquanto o Brasil pouco criava.
Mesmo com o time sonolento em campo, Felipão não mudou no início do segundo tempo. E mais uma vez o Brasil começou bem. Hulk e Paulinho quase marcaram, enquanto Oscar furou e desperdiçou uma grande oportunidade. A Seleção perdeu chances de matar a partida. 
Aos poucos, então, o Chile voltou a ter uma maior posse de bola, e o Brasil novamente parou de criar, apostando em raros contra-ataques. Felipão, então, mudou. Primeiro, Jô deu lugar a Robinho. Na sequência, Ramires, William e Dante entraram nas vagas de Hulk, Oscar e Thiago Silva.  
Aos 25, o Chile chegou ao empate. Após chutão do goleiro Bravo, Beausejour desviou de cabeça para Vargas. O atacante do Grêmio, da entrada da área, colocou no canto de Julio César, que sequer se mexeu. Vargas já havia marcado um bonito gol contra a Seleção, no empate em 2 a 2 em maio, no Mineirão. 
O empate adversário, enfim, acordou o Brasil. Mais do que isso, acordou Neymar. Até então discreto, o craque do Barcelona passou a exibir seu vasto e sempre surpreendente repertório. Primeiro, ele marcou um gol de letra, mas estava em posição irregular, e o lance foi anulado. Na sequência, deu dois lençóis no goleiro Bravo, mas a finalização parou na zaga.

Além de Neymar, Robinho se destacava em campo, com muita movimentação. E aos 33 ele voltou a marcar pela Seleção, algo que não acontecia desde agosto de 2011, na derrota para a Alemanha. Neymar iniciou a jogada, arrancando pelo meio e abrindo para Maicon na direita. O lateral cruzou na medida para Robinho marcar de cabeça. Foi o nono gol do jogador do Milan contra o Chile, superando o Pelé (oito vezes) e tornando-se o maior artilheiro do confronto. Foi também o 29º gol do atacante pela Seleção. De volta ao time canarinho para os dois últimos amistosos do ano, parece ter ganho pontos precisos na disputa por uma vaga na Copa. Que venha 2014!

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Fifa amplia prazo para entrega de votos da Bola de Ouro de 2013

Cristiano Ronaldo comemora, Suecia x Portugal (Foto: AP) A Fifa decidiu ampliar o prazo de votação para a Bola de Ouro de 2013, que teoricamente já havia sido encerrado. Com a mudança, anunciada nesta terça-feira, os votos poderão ser entregues até o próximo dia 29. A entidade também permitirá que os votantes que já se decidiram possam mudar a escolha, o que deverá beneficiar os jogadores que se destacaram nas repescagens continentais para a Copa do Mundo de 2014.
Segundo o jornal "Mundo Deportivo", a Fifa teria tomado a decisão por causa dos poucos votos recebidos dentro do primeiro prazo estipulado, encerrado na semana passada. A novidade também permitirá que os jurados (treinadores, capitães das seleções e jornalistas da revista "France Football") analisem as atuações dos jogadores nos jogos de repescagem das eliminatórias para o Mundial que será realizado no Brasil.
A entidade que rege o futebol mundial garante que as escolhas recebidas após o novo prazo não serão computadas, e que todos os votos serão divulgados publicamente. Aqueles que não votarem também terão seus nomes anunciados na lista. A premiação acontecerá no dia 13 de janeiro em Zurique, na Suíça.

Felipão sinaliza só três dúvidas para fechar convocação da Copa do Mundo

Victor - Treino da Seleção Brasileira (Foto: Mowa Press) O jogo contra o Chile, às 23h desta terça-feira, em Toronto (CAN), será o penúltimo da Seleção Brasileira antes de Luiz Felipe Scolari definir a lista de 23 nomes para a Copa do Mundo de 2014.
Depois de realizar o último amistoso do ano nesta noite, Felipão ainda comandará o Brasil em março, diante da África do Sul. A relação definitiva será divulgada em maio, mês previsto para a tão esperada convocação final.
Antes de pegar La Roja, Scolari foi questionado se as últimas dúvidas pairam sobre quem será o terceiro goleiro, o quarto escolhido para a zaga, e o centroavante reserva.
 - (O raciocínio) Não está totalmente errado nem totalmente certo. Está quase certo - ponderou.
Marquinhos, do PSG (FRA), passa por testes no sistema defensivo. Réver, do Atlético-MG, e Henrique, do Palmeiras, já foram observados. No ataque, o veterano Robinho foi chamado para o posto que já foi de Leandro Damião e Alexandre Pato, por exemplo. No gol, a disputa está definida: Victor e Diego Cavalieri brigam pelo último posto, já que Julio César e Jefferson estão garantidos.
- A definição total desses três goleiros vai sair mais para frente. É uma série de detalhes que vai se definir mais próximo do Mundial. Vou levar até o fim esses quatro que eu tenho escolhido. É quase impossível que eu leve um quinto goleiro para teste, dependendo de lesão, claro - avisou Scolari.
Os 20 quase garantidos na Copa são os seguintes: Julio César e Jefferson (goleiros); Daniel Alves, Maicon, Marcelo e Maxwell (laterais); Thiago Silva, David Luiz e Dante (zagueiros); Luiz Gustavo, Paulinho, Lucas Leiva, Hernanes, Ramires, Oscar e Bernard (meio-campistas); Neymar, Fred, Hulk e Jô (atacantes).

Cristiano Ronaldo, em noite incrível, coloca Portugal na Copa do Mundo

Parecia que seria com drama, mas Cristiano Ronaldo mostrou porque está entre os melhores do planeta nos últimos anos. O craque do Real Madrid fez três gols e colocou Portugal na Copa do Mundo de 2014. O camisa 7, tanto em Lisboa quanto em Estocolmo, foi o diferencial em um duelo equilibrado entre Portugal e Suécia. Um triunfo de 3 a 2 incontestável nesta terça-feira, na Friends Arena, colocou os lusos na competição que será disputada no Brasil.
A Suécia jogou todas as suas fichas, mas Portugal fez por merecer a classificação. Jogou com coragem mesmo estando na Friends Arena, segurou a pressão proporcionada pelos suecos, e não se abalou mesmo quando a torcida local tentou empurrar seu time.
Os donos da casa têm um jogador que também merece credenciais de craque: Ibrahimovic. O gigante dos gols acrobáticos ainda chegou a empatar e virar o jogo. Deu uma sobrevida aos escandinavos, mas foi insuficiente. Terá de ver a Copa do Mundo pela televisão.
Pois que Ibra curta bastante este Mundial de casa. Afinal uma Copa do Mundo no Brasil sem Portugal não seria o mesmo. Assim como faria falta ao torneio mais um capítulo na rivalidade entre Messi e Cristiano Ronaldo. Quem sabe teremos um confronto entre argentinos e portugueses em solo brasileiro?
As arrancadas de Cristiano Ronaldo, que só pararam com a bola nas redes do goleiro Isaksson foram de tirar o fôlego. Cabe destacar também os passes de João Moutinho para o atacante no primeiro e no terceiro gols.
No lance do primeiro, Olsson, que marcava o português, ficou para trás e quando viu o camisa 7 já estava correndo com os braços para o ar.
Só que para Portugal nada pode ser fácil. Ibrahimovic empatou, de cabeça, em um lance de escanteio que Bruno Alves não saiu do chão para impedi-lo. Minutos depois Ibra acertou uma cacetada em uma falta e virou. A Suécia precisava de um gol.
Mas Portugal tem Cristiano Ronaldo. Em noite fantástica e histórica, o jogador do Real Madrid mostrou para Ibrahimovic quem é mais craque. Duas arrancadas, mais dois gols e a tradicional comemoração do "quem manda aqui sou eu". De quebra CR7 igualou a Pauleta como o maior artilheiro da seleção lusa, com 47 gols.
Nossos patrícios estarão na Copa do Mundo. Nada mais justo pelas ligações históricas entre brasileiros e portugueses. Nada mais justo, para aquele que promete ser o melhor Mundial de todos os tempos, ter um supercraque como Cristiano Ronaldo.

Ibra x Ronaldo em números

Ibra x Ronaldo em números
Na última sexta-feira, Cristiano Ronaldo mergulhou para conquistar Lisboa e marcar de cabeça o golo que deu a Portugal uma ligeira vantagem sobre a Suécia para o segundo confronto do Playoff por uma vaga na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Já o outro grande astro da noite teve uma atuação relativamente apagada na capital portuguesa, mas Zlatan Ibrahimovic terá a oportunidade de mostrar todo o seu impressionante repertório de talentos no jogo de volta, que será disputado amanhã em Solna. 
Antes de a bola começar a rolar nos domínios do atacante do Paris Saint-Germain, comparamos os incríveis números de Ibra e CR7, que serão novamente o centro das atenções de torcedores nos quatro cantos do globo e, é claro, das esperanças de todos os lusos e suecos.
AlturaIbrahimovic: 1,95 mRonaldo: 1,86 m
Ibrahimovic é uma presença imponente no gramado e, com quase dois metros de altura, pode se dar ao luxo de olhar muitos defesas de cima. Contudo, a estatura nunca prejudicou a sua habilidade com a bola, já em 2001 elogiada pelo então técnico dele no Ajax, Co Adriaanse. "Ele possui uma técnica realmente boa, e isso não é muito comum para jogadores altos — talvez pela maior distância entre o cérebro e os pés", afirmara o holandês. Não que Cristiano Ronaldo seja baixo, pelo contrário. Aliás, o físico também é um dos pontos fortes do português, e José Mourinho certa vez disse que o ídolo do Real Madrid é o "melhor profissional" com quem já trabalhou.
Gols pela seleçãoIbrahimovic: 46 em 95 jogos (0,48 por partida)Ronaldo: 44 em 108 jogos (0,4 por partida)
Com o placar de 1 a 0 da sexta-feira, tanto Ibra quanto Ronaldo agora se encontram a três golos de se igualarem aos maiores artilheiros da história das duas seleções. O recorde de Portugal pertence a Pauleta e o da Suécia a Sven Rydell, e não há dúvida de que os dois craques adorariam alcançar o marco na partida desta terça-feira. Coincidentemente, ambos iniciaram essa conta em 2004, ainda que com sabores distintos. O primeiro gol de Ibrahimovic com a camisa sueca deu a vitória ao país em um amistoso com a Inglaterra disputado em março daquele ano (1 a 0), enquanto Ronaldo salvou a honra de Portugal nos acréscimos da derrota por 2 a 1 contra a Grécia na partida de abertura da Euro 2004, torneio que os portugueses sediaram e os gregos venceram.
Gols marcados por clubes dos cinco principais campeonatos nacionais da Europa e na UEFA Champions League desde 2004/05Ibrahimovic: 208Ronaldo: 304
A partir da temporada 2004/05, Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic atuaram em equipes das cinco melhores ligas nacionais do futebol europeu (Inglaterra, Alemanha, França, Espanha ou Itália) e participaram da UEFA Champions League. Nesse período, o português marcou mais golos que todo mundo em partidas do campeonato nacional e da Liga dos Campeões, enquanto o sueco é o terceiro dessa lista, atrás de Lionel Messi. Ronaldo marcou pelo menos um golo por partida em três dos quatro anos desde que se transferiu do Manchester United para o Real Madrid. Já Ibra foi o artilheiro do Campeonato Francês logo na sua primeira temporada no país, em 2012/13.
Golos na Copa do Mundo da FIFA
Ibrahimovic: nenhum em 5 jogos
Ronaldo: 2 em 10 jogos
O sueco passou em branco nos dois Mundiais de que participou, em 2002 e 2006, mas vale lembrar que ele só entrou em campo na metade dos jogos da fase de grupos disputados nesses torneios. Na edição realizada na Coreia do Sul e no Japão, Ibrahimovic ainda era um aspirante de apenas 20 anos, e no evento da Alemanha ele lutava com uma contusão na virilha. Já os golos de Cristiano Ronaldo em Copas do Mundo aconteceram todos na primeira fase da competição. Ele foi o autor do segundo na vitória de 2 a 0 sobre o Irã em 2006 e do penúltimo no chocolate de 7 a 0 que Portugal aplicou na Coreia do Norte em 2010.
Valor movimentado em transferências
Ibrahimovic: 180 milhões de euros (36 milhões por transação)
Ronaldo: 112 milhões de euros (56 milhões por transação)
Em 2009, Cristiano Ronaldo protagonizou a transferência mais cara da história do futebol mundial ao chegar à capital espanhola pela astronômica quantia de 94 milhões de euros, seis anos depois de ter sido contratado pelo Manchester United ao Sporting por pouco mais de 18 milhões — números que, na época, faziam dele um dos jovens mais valorizados do futebol inglês. Por sua vez, Ibrahimovic colecionou uma série de transações de custo elevado nas passagens por Juventus (20 milhões), Inter de Milão (25 milhões), Barcelona (80 milhões), Milan (24 milhões) e Paris Saint-Germain (20 milhões). Somando todas elas, o sueco detém o recorde de jogador mais caro de todos os tempos no valor total movimentado.
Títulos (com exceção de competições em jogo único)
Ibrahimovic: 10
Ronaldo: 10
Ibrahimovic ostenta a notável façanha de ter vencido todos os campeonatos nacionais que disputou entre 2003 e 2011, sagrando-se campeão com cinco clubes de quatro países, além de ter conquistado a Copa do Mundo de Clubes da FIFA com o Barcelona. Já Cristiano Ronaldo forjou a sua reputação em apenas dois times. Ele deixou um legado respeitável no Manchester United, onde conquistou oito dos seus principais títulos, como a UEFA Champions League e o Mundial de Clubes. O português tirou o Campeonato Espanhol do Barcelona em 2012, além da Taça do Rei de 2011 e da Supercopa de 2012. E convém não esquecer que ainda tem só 28 anos.
Confronto direto
Ibrahimovic: 1 vitória, 4 empates e 3 derrotasRonaldo: 3 vitórias, 4 empates e 1 derrota
O primeiro encontro entre os dois foi momentâneo, durante um amistoso internacional disputado em Portugal em 2004. Na oportunidade, Ronaldo entrou em campo enquanto Ibrahimovic foi substituído e a partida terminou com dois golos para cada lado. Desde então, eles se enfrentaram outras duas vezes com as respectivas seleções, em 2008 pelas eliminatórias do Mundial (0 a 0) e na última sexta-feira, no primeiro jogo da repescagem em Lisboa. 
Jogando por clubes, o português empatou uma e ganhou outra nas oitavas de final da Liga dos Campeões de 2008/09 para eliminar a Internazionale de Ibrahimovic, inclusive balançando as redes na segunda partida. Em novembro de 2009, Ibra anotou o único gol do clássico entre Barcelona e Real Madrid, comemorando com os catalães uma solitária vitória sobre CR7. No mais recente embate da dupla, em 2010 pela fase de grupos da Champions League, Cristiano Ronaldo fez um na vitória de 2 a 0 sobre o Milan no Santiago Bernabéu, antes de mais um empate no San Siro (2 a 2). 

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Santa Cruz vence o Luverdense outra vez e está nas finais da Série C

Santa Cruz vence Luverdense e segue rumo ao título do Campeonato Brasileiro O Santa Cruz está nas finais da Série C. Jogando em casa, no Arruda, com o apoio irrestrito da Torcida, o Tricolor venceu o Luverdense por 2x1, gols de Renatinho e André Dias. Samuel fez o do Luverdense.
Obtendo uma nova vitória sobre o adversário, o Santa Cruz acumulou uma vitória no placar agregado por 4x1 e agora volta suas atenções para a decisão da competição nacional.
O TIME: Dando ênfase a qualidade no meio de campo, o técnico Vica montou a equipe tricolor no esquema tático 4-5-1, com a seguinte formação: Tiago Cardoso, Oziel, Renan Fonseca, Éverton Sena e Tiago Costa; Sandro Manoel, Dedé, Natan, Raul e Renatinho; André Dias.
O JOGO: De forma eletrizante, a equipe tricolor iniciou o jogo querendo se garantir o quanto antes na final da Série C. Diante da Torcida, o compromisso dos jogadores era o de uma boa atuação e logo de cara eles não decepcionaram.
Precisando reverter a boa vantagem do Mais Querido, o Luverdense procurou ser afoito. No que partiu para o ataque, deu espaço para as investidas do Tricolor e o gol não demorou a sair. 
Aos 10 minutos, em um contra-ataque rápido, Renatinho ficou de frente para o goleiro adversário e deu um primoroso toque por cobertura para a bola morrer no fundo do gol. 1x0 no placar e mais um gol do “Xodó” Tricolor sobre o Luverdense.
A vantagem no placar deu a sensação de que o Santa Cruz iria desfrutar da mais absoluta tranquilidade no decorrer da partida. Ledo engano. Ainda mais complicado, o Luverdense procurou não baixar a cabeça e empatou a partida com Samuel, dois minutos depois do gol Coral.
Pouco tempo depois do empate, em uma cobrança de lateral, Nininho encontrou André Dias dentro da área adversária e o atacante Tricolor deu um toque por cobertura no travessão. O jogo estava aberto e bom de se ver.
Com muita emoção já nos primeiros minutos, o jogo foi absolutamente aberto e equilibrado no decorrer do primeiro tempo. Nenhuma das duas equipes se acomodou com o placar e o confronto foi bastante movimentado.
Na base da disposição, os times se mostraram dispostos a vencer e ofereceram muito trabalho aos goleiros adversários. Era Tiago Cardoso de um lado e Gabriel Leite de outro, fazendo o que podiam para manter a igualdade no placar.
Apesar da insistência dos atacantes, o jogo foi para o intervalo com a igualdade no placar. Pelo que se viu nos primeiros 45 minutos, o Santa Cruz, mesmo com uma boa vantagem, teria de ficar atento para não ser surpreendido.
SEGUNDO TEMPO: Por lesão, o meia Natan acabou deixando a partida. Atento ao que ocorreu na pimeira etapa, o técnico Vica procurou dar mais intensidade ao ataque Coral e mandou a campo o explosivo Flávio Caça-Rato. 
Mantendo o ímpeto, a equipe tricolor apostou na velocidade para pegar o Luverdense de surpresa. Na base do bote, o Tricolor foi incisivo e procurou frear qualquer chance de reação do adversário.
E não demorou muito para o Mais Querido conquistar vantagem no placar. Fazendo o que podia para impedir que o Santa voltasse a ficar à frente no placar, o goleiro Gabriel Leite acabou se complicando ao cometer um pênalti em André Dias. O próprio AD99 partiu para a cobrança e, com muita categoria, recolocou o Santa Cruz em vantagem.
Novamente vencendo, o Santa Cruz conseguiu dessa vez atordoar o Luverdense. A equipe adversária precisaria de mais três gols para se classificar e terminou sentindo de que seria uma tarefa muito difícil.
O aperreio do adversário fez com que o Santa Cruz não esbarrasse no equilíbrio que ficou evidente na primeira etapa e tivesse toda a calma para selar mais uma vitória no Arruda. Com alguma resistência do rival, a Cobra Coral manteve o ritmo de jogo para vencer.
Com o passar do segundo tempo, a classificação à final ia se confirmando cada vez mais para o Santa Cruz e ainda assim o Luverdense não se entregava. Acabou que Tiago Costa foi expulso, dando um toque de dramaticidade a partida e de esperança para o time do Mato Grosso.
Com um homem a mais, o time adversário procurou pressionar os donos da casa. Nesse momento, entrou em ação toda a solidez do setor defensivo. Minimizando as investidas do Luverdense, os Tricolores selaram a vitória de forma consistente.
Conforme o esperado, o Santa Cruz venceu e o Torcedor Tricolor vibrou. Agora, a expectativa fica por conta das finais da Série C.
Dando mais um passo para a conquista do primeiro título nacional para o clube, os Tricolores vão ter nos próximos dois domingos, contra o Sampaio Corrêa/MA, a oportunidade de concretizar esse objetivo. O primeiro jogo acontece no Maranhão, enquanto a decisão será no Arruda.

sábado, 16 de novembro de 2013

Cristiano Ronaldo não vai comparecer à entrega da Bola de Ouro, diz jornal

Cristiano Ronaldo Juventus e Real Madrida (Foto: Agência AFP) Candidato à Bola de Ouro de 2013, Cristiano Ronaldo não vai comparecer à cerimônia de premiação, organizada pela Fifa, segundo o jornal espanhol “As”. O craque português teria ficado insatisfeito com o tratamento recebido da entidade nos últimos meses, que incluiu até uma discussão pública com o presidente Joseph Blatter - o dirigente disse preferir Messi ao atacante do Real Madrid e fez uma imitação sarcástica do luso.
O último fato que irritou CR7 foi a publicação dos perfis dos 23 finalistas da Bola de Ouro. De acordo com o “As”, Cristiano Ronaldo não gostou e achou que os textos relativos a Messi e Ribéry foram mais carinhosos do que o seu.  

Entenda a polêmica
O primeiro estranhamento entre Cristiano Ronaldo e a Fifa aconteceu quando Blatter, mandatário da entidade, ironizou o atacante português, durante uma palestra na Universidade de Oxford. Na ocasião, o dirigente disse preferir Messi, ironizou o estilo de CR7 e até imitou o jogador do Real Madrid.
- Um gasta mais em seu cabeleireiro do que outro, mas isso não importa – disse Blatter. 
A resposta de Cristiano Ronaldo foi rápida. O jogador, que ganhou a Bola de Ouro em 2008, mas depois foi superado por Messi nos quatro anos seguintes, questionou o respeito da Fifa por ele. 
- Este vídeo mostra claramente o respeito e a consideração que a Fifa tem por mim, pelo meu clube e meu país. Muita coisa está explicada agora. Desejo ao senhor Blatter saúde e uma vida longa, com a certeza de que ele vai continuar a testemunhar, como ele merece, os sucessos de seus times e jogadores favoritos

St Pierre coloca cinturão em jogo contra Johny Hendricks neste sábado

Georges Saint Pierre, Johny Hendricks (FOTO: Getty Images) Quando Georges St Pierre subir ao octógono mais famoso do mundo na noite deste sábado para defender seu cinturão meio-médio, no UFC 167, que acontece em Las Vegas, o canadense estará diante talvez do adversário mais difícil de sua carreira. E não faltam motivos para que o atual campeão da categoria leve o desafio a sério. Johny Hendricks, o desafiante, tem  inúmeras características parecidas com a do último algoz de St Pierre: Matt Serra. Em entrevista ambos os astros do show comemorativo de 20 anos do Ultimate comentaram o desafio que pode ser comparado com um combate do passado. 
Depois de conquistar o cinturão pela primeira vez em novembro de 2006, Georges o defendeu pela primeira vez em abril de 2007, contra Matt Serra. No confronto, o canadense teve um adversário difícil de ser colocado para baixo e com mãos poderosas, o que foi comprovado no duelo. Após acertar bons socos, Serra tomou o título da categoria ao nocautear GSP ainda no primeiro round. Foi o último revés do atual campeão na carreira. Após a derrota, o reencontro aconteceu um ano depois e o resultado foi devolvido. De qualquer forma, o campeão meio-médio concorda que Johny Hendricks tem muito em comum com Matt Serra.
- Sim, realmente acho que Hendricks é muito parecido com Serra em alguns aspectos. Acredito que Johny é até melhor do que Matt Serra era. Ele é um lutador mais completo. Mas só depende de mim me colocar na melhor forma que eu posso oferecer. Quero apresentar o melhor que já apresentei. Estou muito motivado e é por isso que estou tão confiante para esta luta - afirmou o campeão, que fará sua nona defesa de título consecutiva. 
Se para GSP a semelhança é um sinal de alerta, para Hendricks é uma esperança. Com seu forte jogo de wrestling e seus socos poderosos, o americano acredita que o poder de nocaute semelhante ao de Serra pode ser sua principal arma.
 - Acredito que esse perfil parecido com Matt Serra pode ser um ponto a meu favor. Me apego nisso. Ele é um lutador muito duro. Acho que temos algumas coisas em comum, mas nada muito especial. Sou duro, ortodoxo, tenho um wrestling forte, esses sao alguns aspectos e, claro, o principal: temos poder de nocaute e algumas coisas que podem ser devastadoras na luta. Existem duas coisas que você tem de ter condições de fazer. Você tem de ser capaz de se manter de pé, controlar onde você quer lutar com o wrestling e treinar jiu-jitsu. Todos sabem no que sou bom - declarou o desafiante, que vem de seis vitórias em sequência.O UFC 167 acontece neste sábado e ainda contará com o confronto entre Rashad Evans e Chael Sonnen no coevento principal e a apresentação do brasileiro Thales Leites diante de Dave Herman. O show terá transmissão ao vivo pelo canal Combate a partir das 21h30.

Confira todas as lutas do show
 

CARD PRINCIPALGeorges St-Pierre x Johny Hendricks
Rashad Evans x Chael Sonnen
Rory MacDonald x Robbie Lawler
Josh Koscheck x Tyron Woodley
Tim Elliott x Ali Bagautinov
CARD PRELIMINAR
Donald Cerrone x Evan Dunham
Ed Herman x Thales Leites
Brian Ebersole x Rick Story
Erik Perez x Edwin Figueroa
Jason High x Anthony Lapsley
Will Campuzano x Sergio Pettis
Cody Donovan x Gian Villante

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Disputa de cinturão entre Glover e Jones é confirmada para o UFC 170

Jones x Glover (FOTOS: UFC) Na noite desta quarta-feira (13), a organização do Ultimate confirmou que a disputa do cinturão dos meio-pesados entre o campeão Jon Jones e o desafiante brasileiro Glover Teixeira será a luta principal do UFC 170. O evento acontece no dia 22 de fevereiro de 2014, na cidade de Las Vegas (EUA).
O duelo entre Jones e Teixeira chegou a ser anunciado para o UFC 169, evento que antecede o Super Bowl (final do futebol americano) no dia 1º de fevereiro, mas Dana White depois desmentiu a informação. Para o lugar da disputa do cinturão dos meio-pesados, a organização agendou duas lutas pelo título: Renan Barão vs Dominick Cruz, pela unificação do cinturão dos galos, e José Aldo vs Ricardo Lamas, pelo posto de campeão dos penas.
O norte-americano Jon Jones possui um cartel de 19 vitórias e apenas uma derrota, por desqualificação, em sua carreira. Jones é atualmente o recordista de defesas de cinturão na categoria peso meio-pesado. Já Glover Teixeira, está imbatível desde 2005. O brasileiro, que tem um histórico de 22 vitórias e apenas duas derrotas, vem de cinco triunfos consecutivos como atleta do UFC, que o creditaram para a disputa do título. 

Cruzeiro usa dinheiro de reformulação para levar time ao terceiro título nacional

13/11 - Vitória 1 x 3 Cruzeiro - Cruzeiro Campeão Brasileiro 2013 (Foto: Edson Ruiz/ LANCE!Press) Após campanha modesta no Brasileiro-2012 (nono lugar) e vendo o sucesso do Atlético (vice-campeão e pela primeira vez à sua frente nos pontos corridos) a diretoria do Cruzeiro precisava fazer o time deixar de ser coadjuvante, como ocorrera nos últimos tempos. Dois fatores marcaram a virada.
O primeiro foi a chegada do técnico Marcelo Oliveira. Assumiu um dia após o fim do Brasileirão, no lugar de Celso Roth. O outro foi a injeção financeira com a venda de Montillo ao Santos, em janeiro. Em relação ao treinador, tratava-se de aposta de risco. Apesar do sucesso no Coritiba, Marcelo vinha de trabalho pífio no Vasco. E o pior: sempre foi identificado com por seis vezes assumiu o Galo. Visto com reserva pela torcida, anunciou que daria espaço aos atletas da base e formaria um time de ponta.
O ótimo elenco de 2013 foi viabilizado pelo dinheiro de Montillo, R$ 30 milhões. Na mesma semana na qual negociou o argentino, a diretoria contratou Éverton Ribeiro, para assumir a função do gringo. Depois vieram Dagoberto, que dispensa comentários, Ricardo Goulart, revelação do Goiás, e o ex-santista Bruno Rodrigo.
Os três se somaram a um grupo que já contava com Nilton (ex-Vasco), Diego Souza (sem clube) e Egídio (ex-Goiás), que acertaram em dezembro. Os sete começaram a temporada como titulares. Marcelo Oliveira cumpriu a promessa ao escalar os garotos Élber e Vinícius Araújo.
Nove caras novas (Fábio e Ceará como representantes da safra 2012). O Cruzeiro mandou ver. De janeiro a maio venceu 16, empatou uma e só perdeu na ida da final mineira para o Atlético-MG. Só que o insucesso fez o time ficar com o vice estadual. Por isso, a diretoria tratou de gastar boa grana na contratação do zagueiro Dedé (R$ 15 milhões) para ajustar um ponto fraco na defesa e entrar na Série A como um dos favoritos. Mas o time começou irregular: oito pontos em cinco jogos antes da parada para a Copa das Confederações.
E Dagoberto, que estava voando, se lesionou. Foi péssimo. Afinal, Borges, o outro atacante de ponta, também se recuperava de lesão. Faltava algo. Marcelo aproveitou as três semanas sem jogos no Brasileiro e os dois amistosos nos Estados Unidos para analisar qual o elo que faltava. O elo veio com a venda de Diego Souza. O Mettalist (UCR) procurou o Cruzeiro com a seguinte proposta: R$ 10 milhões mais o empréstimo de um ano do meia Willian. Proposta aceita.
Sem Diego Souza, Marcelo Oliveira passou a jogar num 4-2-3-1, com Nilton e Lucas Silva (outra prata da casa) como volantes, três meias ofensivos e um atacante enfiado. Uma semana de- pois, na oitava rodada, no Morumbi, o Cruzeiro fez 3 a 0 no São Paulo, gols do garoto Luan. Era prenúncio: qualquer cruzeirense sabe que o Sampa é um velho algoz.
E no jogo seguinte o Cruzeiro fez 4 a 1 no Galo. Xeque-mate. O que era bom ficou melhor. Com o dinheiro de Diego Souza, o Cruzeiro fechou com Julio Baptista. Ao mesmo tempo, Willian encaixava como luva. Veio sequência recorde de vitórias, os lesionados voltaram e, como o time estava tinindo, Dagoberto e Baptista viraram opção no banco. Após a vitória sobre o vice-líder Botafogo por 3 a 0, o Cruzeiro abriu sete de frente e ninguém tinha dúvidas: o título era questão de tempo.
O time chegou a ter uns tropeços. Nada grave. E ontem, após o jogo com o Vitória, a vantagem para o vice-líder tornou-se impossível de ser alcançada. Título conquistado com antecedência de quatro rodadas. Fábio, Ceará, Bruno Rodrigo, Dedé e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Willian (Dagoberto); Borges.
Mais as peças que entram e são decisi-
vas: Mayke, Dagoberto, Julio Baptista.
Uma Raposa com 14 titulares e vários
reservas de valor e todos na ponta da
língua. Parabéns pelo caneco.

Jornal espanhol cita Neymar entre razões para a má fase de Messi

lionel messi neymar barcelona treino (Foto: Agência Reuters) Na tentativa de entender o momento complicado vivido por Messi, envolvido com problemas físicos, o jornal "Marca", da Espanha, buscou uma razão inusitada: Neymar. A chegada do craque brasileiro ao Barcelona foi citada entre diversos motivos que explicam as seguidas lesões do argentino, que ainda não conseguiu atuar com frequência na temporada. 
Para o diário, a presença do craque brasileiro diminuiu o protagonismo de Messi. Apesar do bom relacionamento entre os dois jogadores, o jornal entende que o argentino estava acostumado a ser o centro das atenções. Além disso, há a questão financeira, já que Neymar recebe, além do salário, um valor de luvas referente à sua contratação. As duas quantias, juntas, superariam os vencimentos do camisa 10.
Entre os outros problemas citados pelo “Marca”, está a polêmica com a Fazenda espanhola, que cobra € 4,1 milhões (cerca de R$ 12,9 milhões) por supostas irregularidades fiscais, e o temor por outras contusões. Segundo o jornal, a pressão mental do jogador teve um papel importante na nova lesão muscular na coxa esquerda.
Por outro lado, há boas notícias para os torcedores do Barça. A lesão de Messi não é tão grave – o elevado período fora dos gramados, estipulado em oito semanas, diz respeito à preocupação dos médicos em não forçar o retorno do jogador. O “Marca” garante ainda que os amistosos disputados pelo argentino na pré-temporada não tiveram relação com os problemas físicos, assim como a carga de jogos depois que ele se recuperou das primeiras lesões. O último problema físico de Messi aconteceu na vitória por 4 a 1 sobre o Bétis, no último domingo. Na ocasião, ele foi substituído com apenas 21 minutos de jogo. Na segunda-feira, o Barcelona divulgou um boletim médico informando que o craque precisará de seis a oito semanas para se recuperar do problema.

A preocupação da vez é com a coxa esquerda - ele já havia sofrido lesões nas duas pernas na temporada, uma na Supercopa da Espanha diante do Atlético de Madrid e outra contra o Almería, pelo Espanhol. Entre março e abril, problemas com a coxa direita o deixaram fora dos confrontos com o Bayern de Munique, pela semifinal da Liga dos Campeões - o Barça acabou eliminado por 7 a 0 no placar agregado.

Logicamente, o camisa 10 já está cortado dos amistosos da seleção argentina contra Equador e Bósnia, na próxima semana, ambos nos Estados Unidos. Messi também será ausência nas partidas contra Granada, Ajax, Athletic Bilbao, Cartagena (duas vezes), Celtic, Villarreal, Getafe e Elche - este último no início de janeiro.

Bayern de Munique anuncia recorde de receita na temporada 2012-13: R$ 1,3 bilhão

Jogadores posam para foto oficial numa temporada vitoriosa Campeão em campo e nas receitas. Dono da Tríplice coroa na temporada 2012/2013 (Liga dos Campeões da Europa, Taça da Alemanhã e Campeonato Alemão), o Bayern de Munique ultrapassou a receita de 432 milhões de euros - R$ 1,3 bilhão.
A receita supera em 100 milhões de euros a temporada passada. É a primeira vez que o clube alemão supera a barreira dos 400 milhões de euros. A marca só havia sido alcançada por Real Madrid, Barcelona e Manchester United.
A maior parte das receitas é oriunda de bilheteria (150 milhões de euros), patrocínios (102,4 milhões), marketing (82,8 milhões) e direitos de televisionamento (44,1 milhões).

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Tricolor joga bem no Mato Grosso, vence o Luverdense e sai na frente na disputa por uma vaga na final

Santa Cruz e Luverdense/MT se enfrentaram na tarde deste domingo em Lucas do Rio Verde/MT, pela primeira partida das semifinais do Campeonato Brasileiro da Série C, e o Mais Querido venceu o jogo por 2x0. Os gols foram marcados por Renatinho e André Dias.
Com esse resultado o Tricolor pode até perder por 1x0 no confronto da semana que vem, no Arruda, que garante a classificação para a final.
O TIME - O treinador Vica resolveu manter diante do Alviverde a mesma formação que mandou a campo nas últimas duas partidas, mas com duas modificações. Sem poder contar com Siloé machucado, o comandante coral escalou Flávio Caça-Rato no ataque. Já no meio de campo Natan, recuperado de lesão ganhou o posto de Ewerton Heleno.
Assim, o Tricolor entrou em campo com: Tiago Cardoso, Oziel, Everton Sena, Renan Fonseca e Tiago Costa; Sandro Manoel, Dedé, Raul e Natan; Flávio Caça-Rato e André Dias.
O JOGO - Depois de garantirem uma vaga na Série B 2014, Santa Cruz e Luverdense começaram o jogo em baixa rotação. Ainda mais com o forte calor na cidade de Lucas do Rio Verde.
O primeiro lance de perigo aconteceu aos 14 minutos de jogo, depois de um erro grotesco da arbitragem, que marcou uma falta inexistente para o time da casa. O atacante Samuel cobrou a falta de longe e deu trabalho para o goleiro Tiago Cardoso.
O Santa, por sua vez, só levou perigo ao gol de Gabriel aos 20 minutos. Oziel cruzou bem da direita, André Dias subiu para cabecear e por pouco não mandou para as redes.
Três minutos depois André Dias perdeu nova chance de marcar. Dedé fez grande jogada, avançou para o ataque, entrou na área e tocou para trás. André chutou de primeira e mandou pra fora.
Apesar do calor, o Tricolor foi melhor em campo e foi criando boas chances de gol, mas errou demais nas finalizações e não conseguiu desempatar o placar.
SEGUNDO TEMPO - Na volta para a segunda etapa a partida caiu de ritmo e a primeira chance de gol só surgiu aos 11 minutos, com André Dias. Tiago Costa cruzou da esquerda, a bola passou por toda a área e André deu um peixinho, mas mandou para fora.
Para tentar deixar o meio de campo do seu time mais forte, o treinador Vica escalou o meia Renatinho na vaga de Flávio Caça-Rato. 
A entrada de Renatinho logo surtiu efeito e o Tricolor abriu o marcador. Aos 19 minutos Natan lançou, o zagueiro Renato falhou, Renatinho dominou a bola e soltou uma bomba de fora da área direto para o gol. 0x1
Depois de abrir o marcador o Santa continou em cima e criou outras boas chances de marcar, enquanto que o Luverdense se mostrava cansado e pouco atacava.
Em um desses ataques o Mais Querido ampliou o marcador. Tiago Costa fez grande jogada pela esquerda e cruzou para o meia de área. André Dias estava bem posicionado na área e mandou para as redes.
No decorrer do jogo os atacantes Jonathan e Dênis Marques ainda entraram nas vagas de Natan e André Dias. E eles tiveram a chance de marcar o terceiro do Santa, mas acabaram desperdiçando o lance. 
Aos 38 minutos DM9 entrou livre pela ponta direita e chutou para o gol, o goleiro Gabriel defendeu e no rebote a bola sobrou para Jonathan marcar, mas ele errou o chute. O mesmo Dênis teve a chance de colocar para as redes, mas não conseguiu.
No fim do jogo Renatinho ainda soltou uma bomba no travessão do Luverdense, levando ao delírio a torcida tricolor, que queria marcar o terceiro gol.

Pelo quarto ano seguido, Neymar é finalista do Prêmio Puskas

A Fifa divulgou na manhã desta segunda-feira os finalista do Prêmio Puskas, que elege o gol mais bonito do ano. Pelo quarto ano seguido, Neymar está entre os melhores. O gol do brasileiro na vitória por 3 a 0 sobre o Japão, na estreia da Copa das Confederações, em 15 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, é um dos candidatos. (veja o lance no vídeo ao lado).
Neymar já venceu o Prêmio Puskas em 2011, com o gol antológico que marcou na derrota do Santos para o Flamengo, por 5 a 4, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro.Em 2010, ele concorreu com um lance contra o Santo André, pelo Campeonato Paulista. No ano passado, o   o golaço do brasileiro contra o Inter, pela Libertadores, entrou na lista, mas perdeu a eleição para Miroslav Stoch, do Fererbahçe.No dia 9 de dezembro, a Fifa vai divulgas os três gols finalistas, que irão concorrer ao Prêmio Puskas. O vencedor será conhecido em 13 de janeiro, durante a Bola de Ouro, em evento em Zurique, na Suíça.
Um outro gol marcado no Brasil também está na lista. O atacante uruguaio Oliveira, do Náutico, concorre com o golaço que marcou neste ano no clássico contra o Sport, pela Copa Sul-Americana.
Outro craque do futebol mundial que está na final do Prêmio Puskas é o sueco Zlatan Ibrahimovic. O gol de bicicleta de fora da área, no amistoso contra a Inglaterra, é um dos principais concorrentes.
Entre os dez gols finalistas, também há duas concorrentes femininas. A francesa Louisa Necib, do lYon, aparece na lista por um lance contra o Saint-Etienne. Já a australiana Lisa De Vanna é lembrada por um gol pelo campeonato local.

Confira os dez finalistas
Neymar - (Brasil x Japão)
Louisa Necib (Lyon x Saint-Etienne)
Oliveira (Náutico x Sport)
Nemanja Matic (Benfica x Porto)
Daniel Ludueña (Pachuca x Tigres)
Lisa De Vanna (Sky Blue FC x Boston Breakers)
Di Natale (Udinesex Fiorentina)
Peter Ankersen (Esbjerg IB x AGF)
Panagiotis Kone (Bologna x Napoli)
Ibrahimovic (Suécia x Inglaterra)

sábado, 9 de novembro de 2013

Blatter anuncia que serão cinco finalistas da Bola de Ouro

Joseph Blatter presidente Fifa (Foto: EFE) O presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou na sexta-feira em Abu Dabi o aumento para cinco finalistas na disputa da Bola de Ouro. Tradicionalmente com três postulantes, a lista derradeira para o título de melhor jogador do mundo passa a ter uma disputa mais acirrada, aumentando também as possibilidades de Neymar figurar na relação final que será anunciada em 9 de dezembro e o vencedor, em 13 de janeiro. .

Blatter não revelou as razões para a mudança, porém a imprensa europeia especula que aspectos comerciais estariam por trás, pelo fato de que com cinco postulantes haveria também um aumento de interesse e, por consequência, de mídia.
Além de Neymar (indicado por ter sido eleito o melhor da Copa das Confederações com a seleção brasileira), o Barcelona aparece com outros três nomes entre os 23: Andrés Iniesta, Xavi e Lionel Messi. O recordista de indicações (seis) é o Bayern de Munique, campeão europeu e mundial na temporada 2012/13 (Arjen Robben, Bastian Schweinsteiger, Franck Ribéry, Manuel Neuer, Philipp Lahm, Robin Van Persie e Thomas Müller). Outro brasuca na lista e o zagueiro Thiago Silva, do Paris Saint-Germain.
nada contra cr7

Outro aspecto abordado pelo presidente da Fifa foi a polêmica gerada por suas declarações a respeito de Cristiano Ronaldo, um dos 23 nomes pré-selecionados para a Bola de Ouro. Blatter fizera comparações irônicas entre o astro do Real Madrid, citado pelo dirigente como um vaidoso general em campo, e Lionel Messi, do Barcelona, visto por ele como uma espécie de dançarino da bola.

- Eu não tenho nenhum problema com Cristiano Ronaldo – enfatizou Sepp Blatter, que chegou a se desculpar publicamente por suas declarações, vistas como pejorativas ao craque português.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Belfort e Henderson batem peso com segurança e fazem encarada pacífica

Vitor Belfort x Dan Henderson UFC Goiânia (Foto: Adriano Albuquerque) Vitor Belfort e o americano Dan Henderson bateram o peso com tranquilidade na pesagem desta sexta-feira, com bom público na Goiânia Arena, e confirmaram o duelo deste sábado. Os protagonistas da luta principal do UFC Fight Night 32 marcaram 92,5kg na balança e ficaram quase 1kg abaixo do limite dos meio-pesados para lutas que não valem cinturão, que é de 93,4kg. Vitor, cuja categoria original é a dos médios (até 84,4kg) e está fazendo este combate no peso de cima, estava tão seguro que nem tirou o boné para se pesar. Todos os demais atletas também ficaram dentro do limite e não precisaram sequer ficar nus.
Na hora da encarada, o Fenômeno repetiu seu gesto que está ficando tradicional de estender o braço direito com o punho cerrado. Henderson, que ouviu gritos de "Uh! Vai morrer" na entrada, não teve a mesma reação raivosa de Michael Bisping e Luke Rockhold e manteve distância. Os dois se cumprimentaram cordialmente à frente do matchmaker (casador de lutas) Joe Silva.
- Sempre foi um cara que representou o esporte. As pessoas têm que entender que isso aqui é um esporte, não é uma briga. Amanhã a gente vai lutar e vai ser um prazer estar no octógono com esse leão - disse Vitor ao SporTV após a pesagem, mostrando muito respeito.
No coevento principal, Daniel Sarafian, que criticou Belfort durante a semana, imitou seu ex-treinador de TUF Brasil na pose da encarada e estendeu o braço direito para perto do queixo de Cezar Mutante, de forma irônica. O pupilo de Vitor manteve a tranquilidade, e os dois também se cumprimentaram com respeito tanto antes quanto depois.
Em relação às outras lutas, Godofredo Pepey, como de costume, foi invocado para a encarada e olhou feio para Sam Sicilia, que segurou a onda. Tranquilo, Rony Jason presenteou Jeremy Stephens com seu boné após o cara a cara. E Rafael Feijão e Igor Pokrajac chegaram a tocar testas, mas apertaram as mãos e esfriaram o clima antes de deixar o palco.
O canal Combate transmite o "UFC Fight Night Combate: Belfort x Henderson" ao vivo e com exclusividade neste sábado, a partir de 20h (horário de Brasília). 
UFC Fight Night 32: Belfort x Henderson
9 de novembro, em Goiânia
CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado (até 93,4kg): Vitor Belfort (92,5kg) x Dan Henderson (92,5kg)
Peso-médio (até 84,4kg): Cezar Mutante (83,9kg) x Daniel Sarafian (84,4kg)
Peso-meio-pesado (até 93,4kg): Rafael Feijão (93kg) x Igor Pokrajac (92,5kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Paulo Thiago (77,1kg) x Brandon Thatch (77,6kg)
Peso-meio-médio (até 77,6kg): Santiago Ponzinibbio (77,6kg) x Ryan LaFlare (77,6kg)
Peso-pena (até 66,2kg): Rony Jason (66,2kg) x Jeremy Stephens (66,2kg)
CARD PRELIMINAR
Peso-pena (até 66,2kg): Godofredo Pepey (66,2kg) x Sam Sicilia (66,2kg)
Peso-médio (até 84,4kg): Thiago Bodão (83,9kg) x Omari Akhmedov (82,5kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Thiago Tavares (70,8kg) x Justin Salas (70,3kg)
Peso-leve (até 70,8kg): Adriano Martins (70,3kg) x Daron Cruickshank (70,3kg)
Peso-mosca (até 57,2kg): José Maria Sem Chance (57,2kg) x Dustin Ortiz (56,7kg)

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Ministério do Esporte quer punir caloteiros com rebaixamento

Toninho Nascimento seminário Business FC (Foto: Léo Pinheiro / Ag. Estado) O Ministério do Esporte pretende concluir em até 15 dias um projeto para obrigar os clubes a pagarem suas dívidas com o Governo Federal. O projeto prevê que os clubes - não só de futebol - com dívidas a partir de R$ 2,4 milhões tenham um prazo de até 240 meses para quitar. Em troca do prazo longo e de juros baixos, o ministério pretende exigir contrapartidas esportivas e financeiras.
A ideia é que os clubes que não pagarem sejam punidos com perda de pontos e até rebaixamento nos campeonatos que disputam. A estimativa é de que os clubes brasileiros devam R$ 4,8 bilhões.
- Queremos formar uma comissão que estude cada caso, com participação do ministério, dos clubes, das federações - disse Toninho Nascimento, secretário de Futebol do Ministério do Esporte, durante evento em São Paulo nesta terça-feira.
Além disso, os presidentes de cada clube teriam de comprometer seus bens pessoais para poderem aderir ao programa. O ministério está discutindo o plano com uma comissão formada por cinco clubes (Flamengo, Vitória, Coritiba, Internacional e Botafogo). Federações e a CBF não estão participando da conversa.

- O cara (presidente do clube) pode ser preso, e o clube rebaixado. Mas fazemos uma aposta no otimismo - acrescentou o secretário, confiando na lisura dos atuais dirigentes.
Trata-se de uma mudança em relação ao Proforte, projeto do deputado federal Vicente Cândido (PT-SP), que previa o abatimento de dívidas em troca de investimentos sociais.
- Não se trata de perdão, de anistia - afirmou Nascimento.
O deputado petista, que participou do mesmo evento, defendeu que o Governo ajude os clubes.

- Não dá para achar que os dirigentes são incompetentes. O Estado tem de fazer sua
parte - disse Vicente Cândido.