CONTATOS

nandinhoferro@hotmail.com( CONTATOS)

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Ibra x Ronaldo em números

Ibra x Ronaldo em números
Na última sexta-feira, Cristiano Ronaldo mergulhou para conquistar Lisboa e marcar de cabeça o golo que deu a Portugal uma ligeira vantagem sobre a Suécia para o segundo confronto do Playoff por uma vaga na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Já o outro grande astro da noite teve uma atuação relativamente apagada na capital portuguesa, mas Zlatan Ibrahimovic terá a oportunidade de mostrar todo o seu impressionante repertório de talentos no jogo de volta, que será disputado amanhã em Solna. 
Antes de a bola começar a rolar nos domínios do atacante do Paris Saint-Germain, comparamos os incríveis números de Ibra e CR7, que serão novamente o centro das atenções de torcedores nos quatro cantos do globo e, é claro, das esperanças de todos os lusos e suecos.
AlturaIbrahimovic: 1,95 mRonaldo: 1,86 m
Ibrahimovic é uma presença imponente no gramado e, com quase dois metros de altura, pode se dar ao luxo de olhar muitos defesas de cima. Contudo, a estatura nunca prejudicou a sua habilidade com a bola, já em 2001 elogiada pelo então técnico dele no Ajax, Co Adriaanse. "Ele possui uma técnica realmente boa, e isso não é muito comum para jogadores altos — talvez pela maior distância entre o cérebro e os pés", afirmara o holandês. Não que Cristiano Ronaldo seja baixo, pelo contrário. Aliás, o físico também é um dos pontos fortes do português, e José Mourinho certa vez disse que o ídolo do Real Madrid é o "melhor profissional" com quem já trabalhou.
Gols pela seleçãoIbrahimovic: 46 em 95 jogos (0,48 por partida)Ronaldo: 44 em 108 jogos (0,4 por partida)
Com o placar de 1 a 0 da sexta-feira, tanto Ibra quanto Ronaldo agora se encontram a três golos de se igualarem aos maiores artilheiros da história das duas seleções. O recorde de Portugal pertence a Pauleta e o da Suécia a Sven Rydell, e não há dúvida de que os dois craques adorariam alcançar o marco na partida desta terça-feira. Coincidentemente, ambos iniciaram essa conta em 2004, ainda que com sabores distintos. O primeiro gol de Ibrahimovic com a camisa sueca deu a vitória ao país em um amistoso com a Inglaterra disputado em março daquele ano (1 a 0), enquanto Ronaldo salvou a honra de Portugal nos acréscimos da derrota por 2 a 1 contra a Grécia na partida de abertura da Euro 2004, torneio que os portugueses sediaram e os gregos venceram.
Gols marcados por clubes dos cinco principais campeonatos nacionais da Europa e na UEFA Champions League desde 2004/05Ibrahimovic: 208Ronaldo: 304
A partir da temporada 2004/05, Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic atuaram em equipes das cinco melhores ligas nacionais do futebol europeu (Inglaterra, Alemanha, França, Espanha ou Itália) e participaram da UEFA Champions League. Nesse período, o português marcou mais golos que todo mundo em partidas do campeonato nacional e da Liga dos Campeões, enquanto o sueco é o terceiro dessa lista, atrás de Lionel Messi. Ronaldo marcou pelo menos um golo por partida em três dos quatro anos desde que se transferiu do Manchester United para o Real Madrid. Já Ibra foi o artilheiro do Campeonato Francês logo na sua primeira temporada no país, em 2012/13.
Golos na Copa do Mundo da FIFA
Ibrahimovic: nenhum em 5 jogos
Ronaldo: 2 em 10 jogos
O sueco passou em branco nos dois Mundiais de que participou, em 2002 e 2006, mas vale lembrar que ele só entrou em campo na metade dos jogos da fase de grupos disputados nesses torneios. Na edição realizada na Coreia do Sul e no Japão, Ibrahimovic ainda era um aspirante de apenas 20 anos, e no evento da Alemanha ele lutava com uma contusão na virilha. Já os golos de Cristiano Ronaldo em Copas do Mundo aconteceram todos na primeira fase da competição. Ele foi o autor do segundo na vitória de 2 a 0 sobre o Irã em 2006 e do penúltimo no chocolate de 7 a 0 que Portugal aplicou na Coreia do Norte em 2010.
Valor movimentado em transferências
Ibrahimovic: 180 milhões de euros (36 milhões por transação)
Ronaldo: 112 milhões de euros (56 milhões por transação)
Em 2009, Cristiano Ronaldo protagonizou a transferência mais cara da história do futebol mundial ao chegar à capital espanhola pela astronômica quantia de 94 milhões de euros, seis anos depois de ter sido contratado pelo Manchester United ao Sporting por pouco mais de 18 milhões — números que, na época, faziam dele um dos jovens mais valorizados do futebol inglês. Por sua vez, Ibrahimovic colecionou uma série de transações de custo elevado nas passagens por Juventus (20 milhões), Inter de Milão (25 milhões), Barcelona (80 milhões), Milan (24 milhões) e Paris Saint-Germain (20 milhões). Somando todas elas, o sueco detém o recorde de jogador mais caro de todos os tempos no valor total movimentado.
Títulos (com exceção de competições em jogo único)
Ibrahimovic: 10
Ronaldo: 10
Ibrahimovic ostenta a notável façanha de ter vencido todos os campeonatos nacionais que disputou entre 2003 e 2011, sagrando-se campeão com cinco clubes de quatro países, além de ter conquistado a Copa do Mundo de Clubes da FIFA com o Barcelona. Já Cristiano Ronaldo forjou a sua reputação em apenas dois times. Ele deixou um legado respeitável no Manchester United, onde conquistou oito dos seus principais títulos, como a UEFA Champions League e o Mundial de Clubes. O português tirou o Campeonato Espanhol do Barcelona em 2012, além da Taça do Rei de 2011 e da Supercopa de 2012. E convém não esquecer que ainda tem só 28 anos.
Confronto direto
Ibrahimovic: 1 vitória, 4 empates e 3 derrotasRonaldo: 3 vitórias, 4 empates e 1 derrota
O primeiro encontro entre os dois foi momentâneo, durante um amistoso internacional disputado em Portugal em 2004. Na oportunidade, Ronaldo entrou em campo enquanto Ibrahimovic foi substituído e a partida terminou com dois golos para cada lado. Desde então, eles se enfrentaram outras duas vezes com as respectivas seleções, em 2008 pelas eliminatórias do Mundial (0 a 0) e na última sexta-feira, no primeiro jogo da repescagem em Lisboa. 
Jogando por clubes, o português empatou uma e ganhou outra nas oitavas de final da Liga dos Campeões de 2008/09 para eliminar a Internazionale de Ibrahimovic, inclusive balançando as redes na segunda partida. Em novembro de 2009, Ibra anotou o único gol do clássico entre Barcelona e Real Madrid, comemorando com os catalães uma solitária vitória sobre CR7. No mais recente embate da dupla, em 2010 pela fase de grupos da Champions League, Cristiano Ronaldo fez um na vitória de 2 a 0 sobre o Milan no Santiago Bernabéu, antes de mais um empate no San Siro (2 a 2). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário