CONTATOS

nandinhoferro@hotmail.com( CONTATOS)

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ferrari acata decisão final da FIA sobre bandeiras: 'Caso encerrado'


Alonso e Vettel no treino do GP do Brasil (Foto: Reuters)
O “pedido de esclarecimento” da Ferrari sobre uma ultrapassagem realizada por Sebastian Vettel na quarta volta do GP do Brasil foi considerado um “assunto encerrado” pela equipe italiana nesta sexta-feira, após uma negativa formal da Federação Internacional de Automobilismo a respeito de uma suposta ilegalidade da manobra. Em uma carta, a equipe havia questionado a entidade sobre o lance, de forma a evitar “equívocos futuros”.
A atitude fez a equipe italiana receber críticas de todos os lados, incluindo do chefe comercial da categoria, Bernie Ecclestone, que classificou o recurso ferrarista como “uma piada”. Mantendo sua postura sóbria, a FIA se pronunciou de forma oficial a respeito do assunto, informando que nada foi levado aos comissários, já que não houve infração. Veja a íntegra do comunicado:
“A FIA recebeu uma carta da Scuderia Ferrari, pedindo esclarecimentos sobre manobra de ultrapassagem de Sebastien Vettel em São Paulo, no domingo. Em seu espírito de transparência e boa vontade, a FIA gostaria de informar publicamente o recebimento desta carta. A Federação informa ainda que respondeu à Scuderia Ferrari, com o mesmo espírito construtivo, afirmando que, como a manobra de ultrapassagem não infringia as regras, não havia uma violação de investigar, portanto isso não foi relatado aos comissários pela direção de prova.”
Numa eventual punição a Vettel, Fernando Alonso poderia somar mais pontos que o rival da RBR e herdar o título da temporada 2012. Dando fim à polêmica, a equipe garantiu que não estava questionando a legalidade do resultado. Afirmando que queria apenas esclarecer as nuances que envolvem a manobra, o time italiano colocou nos fãs a responsabilidade pela cobrança. Veja o comunicado da escuderia:
“O pedido de esclarecimentos da FIA sobre movimento de ultrapassagem de Vettel sobre Vergne surgiu através da necessidade de esclarecer as circunstâncias do movimento, que surgiu na Internet poucos dias depois da corrida. A carta enviada à FIA não tinha intenção de questionar a legalidade do resultado da corrida. Recebemos dezenas de milhares de consultas relacionadas a este assunto de todo o mundo, e nos cabia solicitar à Federação uma análise sobre um incidente que poderia ter lançado uma sombra sobre o campeonato na percepção de todos os entusiastas da Fórmula 1, não apenas fãs da Ferrari. Devidamente ciente da resposta enviada pela FIA nesta manhã, a Ferrari considera, portanto, o assunto encerrado.”

Ronaldinho, Robinho, Maicon: Felipão reabre briga por vagas


felipão scolari coletiva brasil (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Treinador novo, vida nova. O retorno de Luiz Felipe Scolari à seleção brasileira reabre a luta por lugar nas convocações e dá esperança a jogadores esquecidos por Mano Menezes. A menos de dois anos da Copa do Mundo, o novo treinador admite que jogadores experientes podem ser resgatados para dar auxílio a um elenco naturalmente jovem - fruto da renovação capitaneada pelo antecessor de Felipão.
É o renascimento, pelo menos em teoria, para jogadores como Ronaldinho Gaúcho, Robinho, Maicone Julio César - pouco ou jamais chamados por Mano. Mas Felipão avisa: existe uma base montada, e as mudanças não devem ser muito radicais.
- Vamos examinar alguns nomes. Cada técnico tem um pensamento, uma forma de jogar, um nome que goste mais ou menos. Um ou outro nome deverá ser mudado. Vamos pegar essa base e implementar uma ou outra coisa - disse o treinador.
Um nome ganhou força naturalmente com o retorno de Felipão. Ronaldinho Gaúcho foi campeão do mundo com Scolari em 2002 e agora teve rendimento sólido no Brasileirão pelo Atlético-MG. Mas o treinador, pelo menos por enquanto, não dá pistas sobre o retorno dele.
- Só vamos começar a discutir nomes a partir de agora. Sobre quem não estiver convocado, não falo. Ronaldinho, Pedrinho, João... Só quando convocarmos.
Com base nas características de jogo de Luiz Felipe Scolari e nas preferências manifestadas pelo treinador em entrevistas, comentaristas do SporTV opinaram sobre jogadores que podem ganhar espaço com Felipão. Além de Ronaldinho, foram citados nomes como os do goleiro Julio César, do lateral-direito Maicon, dos meias Elano e Hernanes e do atacante Robinho.
Lédio Carmona aposta especialmente em quatro nomes: nos retornos de Ronaldinho, Elano e Maicon e na manutenção de Kaká. Mas também cita atletas como Arouca, Ralf e Jean, com características do agrado de Felipão - o primeiro foi muito elogiado por ele em entrevista ao Arena SporTV.
- O Ronaldinho Gaúcho é sempre uma incógnita. Não descarto, mas não acho que seja essencial. Outro jogador que eu não descartaria é o Elano. Ele fez um bom Brasileiro pelo Grêmio, pode ter múltiplas funções, tem versatilidade. Ele foi apagado da memória das pessoas. Tem também o Kaká, que é um jogador dele. Ele gostava do Kaká. E o Maicon é um jogador com as características de que ele gosta. Tem pulmão, tem altura de zagueiro, defende bem...
André Lofredo concorda. E cita outros nomes - caso de Hernanes, do Lazio.
- Imagino que jogadores que tenham trabalhado com o Felipão e que tenham experiência possam ser beneficiados. É o caso do Kaká e do Ronaldinho Gaúcho, que fez um bom campeonato pelo Atlético-MG. Ele vai tentar buscar um comprometimento desses jogadores. Outros que tinham portas fechadas com o Mano passam a ter oportunidades. Isso zera. O Fred, embora o Felipão tenha elogiado muito o Damião, pode receber mais chances. O Hernanes também. E existem outros jogadores que o Felipão elogiou abertamente. Um deles é o Arouca.
Wagner Vilaron opina que dois titulares da última Copa do Mundo podem voltar a ser chamados. Ele lembra do goleiro Julio César e do atacante Robinho.
- O gol, uma posição onde o Mano não conseguiu uma escolha muito clara, é onde o Felipão vai ter uma atenção especial. Tem o Julio César, que está longe do ideal dele, mas tem experiência, tem rodagem em Copa, e acaba se equiparando aos que estão aí, até pela indefinição do momento. O Ronaldinho Gaúcho, embora tenha tido chance com Mano, eu considerava descartado, mas volta a ter chance. O Felipão gosta de apostar em caras desacreditados, como aconteceu com o Ronaldo em 2002. Outro nome no qual eu apostaria é o Robinho. O Felipão nunca escondeu que gosta dele.
Fica para o ano que vem a primeira convocação de Scolari. Em 6 de fevereiro, o Brasil enfrenta a Inglaterra, em Londres.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Bola de Ouro: Messi encara Cristiano Ronaldo e Iniesta na disputa pelo tetra

Quebrador de recordes, Messi, como já era de se esperar, está entre os três finalistas da briga pela Bola de Ouro. Vencedor do prêmio de melhor do mundo nas três últimas temporadas, o craque do Barcelona vai disputar com Cristiano Ronaldo e Iniesta pelo tetra. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Ao todo, treinadores e capitães das 209 seleções filiadas à Fifa, além de outros 49 jornalistas escolhidos pela “France Football”, foram os responsáveis pela lista.
- Acho que essa seleção está perfeita, mais uma vez, esse ano. Vale lembrar que essa eleição recebe votos dos treinadores das seleções, dos capitães das seleções e da imprensa. É um voto bem completo. Acho que não deixa duvida alguma. Parabéns a todos que estão na lista – disse Ronaldo, um dos presentes na cerimônia.
Com isso, Neymar fica fora da disputa e terá que se contentar com a disputa pelo prêmio de gol mais bonito do ano, feito que tenta repetir, uma vez que foi o vencedor do ano passado. Eleito por conta do gol marcado contra o Internacional na Libertadores, o santista disputa com Falcao García, do Atlético de Madri, e Miroslav Stoch, do Fenerbahçe.
Já os três técnicos que vão disputar o prêmio de melhor treinador serão Vicente Del Bosque, da Espanha, Pep Guardiola e José Mourinho, do Real Madrid. Os vencedores dos prêmios serão anunciado no dia 7 de janeiro, em cerimônia organizada pela Fifa em Zurique, na Suíça.

Marta disputa com Wambach e Alex Morgan prêmio de melhor jogadora
A brasileira Marta vai concorrer com as americanas Abby Wambach e Alex Morgan pelo prêmio de melhor jogadora do mundo. As três finalistas foram anunciadas na manhã desta quinta-feira no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, e a vencedora será conhecida no dia 7 de janeiro, em cerimônia organizada pela Fifa em Zurique, na Suíça.

Ferrari estuda se entra com recurso contra ultrapassagens de Vettel

O Mundial de Fórmula 1 de 2012 pode ainda não ter se encerrado por completo. De acordo com a BBC, a Ferrari estaria estudando imagens do GP do Brasil para saber se há evidências para entrar com um recurso contra Sebastian Vettel. O alemão da RBR, que ficou com o título da temporada, poderia ter feito uma ultrapassagem com bandeira amarela, o que faria com que Fernando Alonso fosse o campeão deste ano.
O artigo 179b do Código Esportivo Internacional da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) diz que um resultado pode ser revisto se um novo elemento for descoberto, mas que a apelação deve ser feita até o dia 30 de novembro. A iniciativa de rever o resultado pode partir da própria FIA.
Imagens da TV inglesa Sky Sports mostrariam Vettel fazendo duas ultrapassagens sob bandeira amarela, uma sobre o japonês Kamui Kobayashi, da Sauber, e outra sobre o francês Jean-Eric Vergne, da STR. Se for considerado culpado, o alemão teria 20s adicionados em seu tempo final, o que faria com que ele caísse para a nona posição e perdesse o título por apenas um ponto. A FIA não quis comentar a situação.

Neymar é finalista de Prêmio Puskas e ainda concorre para seleção do ano


ronaldo jerome valcke joseph blatter bola de ouro (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)O Brasil tem apenas um representante na lista de 15 atacantes que concorrem para a seleção do ano da Fifa: Neymar. O craque do Santos disputará uma vaga com nomes como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Ibrahimovic e Falcao García. O camisa 11 tentará ainda o bi do prêmio Puskas, dado ao gol mais bonito de 2012: o atleta é finalista com o golaço que marcou contra o Internacional, o segundo na vitória por 3 a 1, pela Taça Libertadores, no dia 7 de março.
Os anúncios foram feitos na manhã desta quinta-feira pela Fifa, durante evento em São Paulo. Os 15 concorrentes para o ataque da seleção do ano são: Sergio Aguero (Manchester City), Mario Balotelli (Manchester City), Karim Benzema (Real Madrid), Edinson Cavani (Napoli), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Drogba (Shanghai Shenhua), Samuel Eto’o (Anzhi), Falcao García (Atlético de Madri), Mario Gomez (Bayern de Munique), Zlatan Ibrahimovic (Paris Saint-Germain), Lionel Messi (Barcelona), Neymar (Santos), Van Persie (Manchester United), Rooney (Manchester United) e Luis Suárez (Liverpool).
-  A lista está completa. Acho que não falta nenhum nome do cenário mundial nessa lista onde os próprios jogadores votam para eleger seu melhor time. É uma lista justa. Temos o nosso representante - disse Ronaldo Fenômeno, um dos responsáveis por anunciar a relação.
A eleição é feita em parceria da Fifa com a FifPro, o sindicato mundial dos jogadores, com mais de 60 mil participantes. Nas últimas semanas, a Fifa divulgou também os candidatos nas outras posições. A seleção do ano será revelado no dia 7 de janeiro, em Zurique, durante a Festa de Gala que anunciará ainda o vencedor da Bola de Ouro como melhor do mundo em 2012.
 
Prêmio Puskas: Messi fora
Vencedor de 2011 com o golaço que fez pelo Santos contra o Flamengo, Neymar não terá Messi como rival neste ano, já que o craque do Barcelona acabou fora da lista final divulgada nesta quinta.
Os rivais de Neymar serão Falcao García (no amistoso entre Atlético de Madri contra o América de Cali) e Miroslav Stoch (pelo Fenerbahçe contra o Genclerbirligi).

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Preparador de Spider considera 'um crime' encarar GSP nos meio-médios


Anderson Silva, Pesagem UFC RIo 3 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)A recente declaração do campeão dos meio-médios Georges St-Pierre à imprensa canadense, afirmando que a possível superluta contra Anderson Silva precisa ser de acordo com seus termos, ainda repercute no Brasil. Em um dos sues pontos, GSP afirmou que pode pedir ao Spider que desça de categoria, tendo de bater 77kg. No entanto, o preparador físico do brasileiro, Rogério Camões, rebateu o canadense e afirmou que descer Anderson de divisão seria ruim para o atleta.
- Seria um crime o Anderson lutar com 77 kg. Ele até conseguiria alcançar esse peso, mas a perda que ele teria física seria muito grande. Nós temos que respeitar o GSP, que além de um grande lutador é um monstro fisicamente. O canadense levaria uma considerável vantagem física caso eles se enfrentassem entre os meio-médios - afirmou Rogerão.
Para Camões, o cenário ideal para a superluta entre GSP e o Spider seria um duelo em peso combinado, com o brasileiro perdendo alguns quilos e o canadense ganhando.
- Para mim esta luta deveria acontecer até 80kg, que já seria sacrificante para o Anderson. Seria a primeira vez dele nesse peso no UFC, e teríamos que implementar um trabalho muito específico para ele poder atuar 100% dentro das suas possibilidades - explicou, Rogério, revelando que Anderson já tem mantido uma boa forma de olho em GSP.
- Atualmente o Anderson tem se mantido entre 92 e 94kg, já pensando em ter que descer para enfrentar o GSP. O Anderson descendo 3kg e o St-Pierre subindo mais 3kg seria o mais justo para os dois e para o público poder ver um grande combate - disse.

Substituído por Bottas, Bruno encara decisão da Williams com naturalidade


Bruno Senna GP da Malásia (Foto: Getty Images)Fora dos planos da Williams para 2013, Bruno Senna encarou o anúncio com tranquilidade. A tradicional escuderia inglesa confirmou nesta quarta-feira o finlandês Valtteri Bottas e o venezuelano Pastor Maldonado como pilotos titulares na próxima temporada. Reserva da equipe, finlandês Valtteri Bottas, de 23 anos, cumpriu um intenso programa de testes em 2012. Empresariado por Toto Wolff, diretor executivo da escuderia, o finlandês guiou o carro de Bruno em 15 das 20 primeiras sessões de treinos livres nos fins de semana de GPs e apresentou bom rendimento. O brasileiro conta que, quando assinou com o time inglês para 2012, sabia que Bottas estava sendo preparado para assumir uma vaga no time futuramente.
- Desde o início do calendário, aceitei o fato de que teria de compartilhar o carro com o Bottas em 15 sextas-feiras como parte de sua preparação para uma possível estreia em 2013 – explicou.
Bruno busca vaga em outras equipes para seguir na categoria. Ele tem conversas com Force India, Caterham e Marussia e revelará seus planos na Fórmula 1 em breve. Apesar da dispensa, Senna fez questão de demonstrar gratidão especial a Sir Frank Williams, co-fundador e chefe da escuderia.
- Quero agradecer a toda equipe, em particular a Frank Williams, por me dar a oportunidade de completar minha primeira temporada completa na F-1.

Andrés deixa o cargo de diretor da CBF, e Felipão é o novo técnico

Luiz Felipe Scolari participa de evento em Natal (Foto: Matheus Magalhães/GLOBOESPORTE.COM) A CBF já acertou com um novo técnico para a Seleção, mas não tem mais um diretor de Seleções: Andrés Sanches deixou nesta quarta o cargo, que acabou extinto pelo presidente José Maria Marin, e Luiz Felipe Scolari é o substituto de Mano Menezes. O anúncio oficial de Felipão, campeão mundial em 2002 com o Brasil, será feito na quinta.
Andrés pediu demissão do cargo de diretor de Seleções através de uma carta. Em São Paulo, Marin disse que a posição está extinta para a volta da função de coordenador, exercida nas Copas do Mundo de 1994 e 2006 por Zagallo, de 1998 por Zico e de 2002 por Antonio Lopes. Tetra nos Estados Unidos, Carlos Alberto Parreira é o mais cotado para assumir a tarefa de trabalhar na nova função.
Em seguida, Marin afirmou que o nome do novo técnico será revelado oficialmente na quinta, a tempo de participar do sorteio da Copa das Confederações, sábado. Felipão, que deixou o Palmeiras em setembro, se reuniu com Marin no último final de semana e está com a família em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, mas deve desembarcar em São Paulo ainda nesta quarta para finalizar os últimos detalhes do contrato com a CBF.
Na última sexta, dia da demissão de Mano Menezes, uma fonte ouvida pelo GLOBOESPORTE.COM afirmou que Américo Faria, supervisor da Seleção até o Mundial de 2010, também voltaria com Felipão.
- Vai voltar o bigode. E o outro bigode - disse a fonte, fazendo relação com os bigodes de Américo e Felipão, que trabalharam juntos na campanha do penta em 2002.
Nos últimos dias, os nomes de Tite e Muricy Ramalho, inicialmente cotados, nem foram mais comentados nos bastidores da entidade, que se uniu em torno de Felipão, principalmente com o enfraquecimento de Andrés Sanches, que era contra o nome do treinador e entregou sua carta de demissão na manhã desta quarta. Durante esta semana, houve um encontro entre dirigentes da CBF e o provável novo comandante, que tem, principalmente, o respaldo do presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero.
Felipão deverá escolher seus auxiliares e um dos nomes indicados por Marin é Milton Cruz, observador-técnico do São Paulo há 18 anos. O presidente deseja um homem que faça o intercâmbio entre o vestiário e a diretoria, e já havia sugerido Milton anteriormente, só que Mano não tinha um relacionamento dos melhores com o auxiliar. Luiz Felipe Scolari não deverá fazer oposição à escolha.
Um assunto a ser resolvido ainda por Marin e Felipão é um problema de relacionamento do gaúcho com a diretoria de comunicações da CBF. Felipão gostaria de trabalhar com outros profissionais.
Marin resolveu apressar o anúncio do novo técnico para que ele esteja presente nos eventos da Fifa, esta semana, que vão culminar no sorteio dos grupos da Copa das Confederações, no sábado. Será a primeira competição do sucessor no comando da Seleção e, até lá, ele deverá ter apenas cinco partidas no comando da equipe.
Ao trocar o nome de “diretor de seleções” para “coordenador da seleção”, um dos intuitos de Marin é poder tirar um dirigente do cargo, no caso, Andrés, e substitui-lo por um técnico, que deverá mesmo ser Carlos Alberto Parreira. Tetracampeão do mundo em 94, ele também mantém contatos com a CBF há algum tempo.
Situação de Andrés ficou ruim após críticas à decisão de Marin
Andrés ficou contrariado com a demissão de Mano Menezes, na última sexta, e avisou que deixaria o cargo no início da semana. Mas alguns notáveis - em especial Ronaldo - tentaram convencê-lo a permanecer. Após declarações no Soccerex, segunda - quando disse que a "tendência era sair" e criticou a decisão da CBF em mudar de treinador -, a situação ficou insustentável. Marin disse a interlocutores:
- Depois dessa entrevista… para mim o Andrés já saiu.
Na terça, o ex-presidente do Corinthians adotou um tom mais ameno - e disse que pretendia até participar do sorteio da Copa das Confederações, como representante da CBF. Mas, na manhã desta quarta-feira, entregou sua carta de demissão - deixando a entidade a menos de dois anos da Copa do Mundo.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Em São Paulo, brasileiros iniciam campanha na semi da Sul-Americana


Nezinho Brasília basquete Liga Sul-Americana (Foto: Sergio Alberto / FIBA Americas)Com três equipes brasileiras, o Grupo F do quadrangular semifinal da Liga Sul-Americana começa a ser disputado nesta terça-feira. Os dois primeiros colocados avançam à fase final. As partidas entre Brasília, Flamengo, Pinheiros e Tiburones de Vargas (Venezuela) serão disputadas na sede do clube paulista. A rodada começa às 20h, com um clássico do basquete brasileiro: Brasília x Flamengo. Logo depois, às 22h10m, é a vez do anfitrião, vice-campeão na temporada anterior, encarar a equipe estrangeira.
Na primeira fase, o Brasília conseguiu a classificação antecipada com duas vitórias fáceis no ginásio da Asceb, contra os bolivianos do Amistad e os uruguaios do Malvin. No último jogo, no entanto, o time de Alex, Alírio e Nezinho escorregou no duelo contra o Regatas Corrientes, da Argentina, e amargou a primeira derrota em casa.
Equipe a ser batida no NBB, o clube candango espera repetir o sucesso no basquete nacional e quebrar o jejum de títulos na competição. O time de José Carlos Vidal não sabe o que é levantar um caneco internacional desde 2010, quando triunfou sobre o Flamengo na final da Sul-Americana.
O Flamengo iniciou a campanha com vitória sobre o uruguaio Hebraica, e manteve o ritmo contra o Deportes Castro, do Chile. A equipe carioca só perdeu no jogo final, quando caiu diante do invicto Penãrol de Mar Del Plata e ficou em segundo na chave. Os donos da casa levaram a melhor ao protagonizar uma virada espetacular no Ginásio Ilhas Malvinas.
Na nova fase da Sul-Americana, o elenco do Rubro-negro, que conta com nomes de peso como Marquinhos e Benite, estará desfalcado pelo ala Marcelinho, que lesionou o joelho direito na partida contra o Vila Velha, em sua estreia na temporada 2012/2013 do NBB.
Já o Pinheiros começou o torneio encarando logo de cara o atual campeão da Sul-Americana. Contra os argentinos do Obras Sanitarias, o clube paulista foi derrotado por um placar apertado, de 88 a 81.
Os concorrentes seguintes foram batidos sem grandes traumas. O time de São Paulo superou o Mavort, do Equador, e o Centauros, da Venezuela. O ala-armador Paulinho Boracini é um dos destaques da equipe que vai encarar o Tiburones de Vargas.
A 17ª edição da Liga Sul-Americana começou com quatro equipes brasileiras. Apenas o São José não conseguiu avançar na competição. Bastante desfalcado, a Vermelhinha sofreu derrotas para o argentino Libertad Sunchales e o Tiburones de Vargas. A vitória de honra veio contra o peruano El Bosque, por 91 a 58.
Os confrontos do Grupo E, formado por quatro equipes argentinas, foram disputados em Buenos Aires, entre os dias 20 e 22 de novembro, por Obras Sanitarias, Regatas Corrientes, Peñarol de Mar del Plata e Libertad Sunchales. Regatas e Peñarol ficaram com as duas vagas para o quadrangular final.
 
Confira os jogos desta fase (horário de Brasília)
27 de novembro
20h – Flamengo x Brasília
22h10m – Pinheiros x Tiburones de Vargas

28 de novembro
20h – Tiburones de Vargas x Brasília
22h10m – Flamengo x Pinheiros

29 de novembro
20h – Flamengo x Tiburones de Vargas
22h10m – Pinheiros x Brasília

Fifa apresenta no Rio tecnologia que será usada no Mundial de Clubes

 sistemas de tecnologia, Maracanã (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com) A tecnologia, enfim, será usada no futebol. Os primeiros testes serão feitos no Mundial de Clubes, que acontece no Japão, em dezembro, com a participação do Corinthians. Em julho, a International Board aprovou por unanimidade o uso do chip nas bolas para confirmação dos gols. Durante a Soccerex, no Rio de Janeiro, a Fifa apresentou as duas tecnologias que serão testadas na competição.
Das 11 empresas que apresentaram seus sistemas, apenas duas foram aprovadas. Em ambos os casos, dispositivos emitirão um alerta instantâneo aos árbitros assim que a bola ultrapassar a linha do gol.
- Os dois sistemas serão testados no Mundial de Clubes da Fifa. A tecnologia aprovada, se não houver erros, será usado na Copa das Confederações de 2013 e Copa do Mundo de 2014 – disse o secretaio-geral da Fifa, Jérôme Valcke.
As duas empresas apresentaram suas tecnologias na Soceerex. Apesar de o objetivo ser o mesmo, os meios são diferentes. No caso da alemã Fraunhofer, um campo magnético será criado após a linha do gol.
- Esse campo magnético capta quando a bola ultrapassa a linha do gol e, em frações de segundo, emite um alerta para um relógio, que será usado pelos árbitros – explicou o representante da Fraunhofer, Thomas Pellkufer.
Já a tecnologia inglesa aposta nas câmeras. Sete delas serão instaladas nas traves. Em caso de dúvida se a bola ultrapassou a linha do gol, as imagens de cada uma das câmeras serão processadas e formarão uma imagem em 3D.
- Até mesmo se a posição do goleiro encobrir a bola, o sistema é capaz de detectar se ela ultrapassou a linha do gol, já que conseguimos retirar a imagem do goleiro. Tudo isso em mais ou menos um segundo, quando o árbitro receberá o alerta do gol, se for o caso. Nunca houve uma simulação em que não conseguimos encontrar a bola. Quem tem que decidir o jogo são os jogadores, e nunca os árbitros – explicou o Paul Hawking, da empresa Kawk-Eye.
A decisão do uso do chip em bolas não torna a ação obrigatória, e as confederações nacionais estão livres para colocarem em prática ou não a nova regra. Jérôme Valcke, porém, disse que a Fifa deixará a tecnologia como legado para o Brasil nos 12 estádios da Copa de 2014.
Presente a um debate na Soccerex sobre o uso da tecnologia no futebol, o ex-goleiro Víctor Baía, da seleção de Portugal, defendou os sistemas que comprovam se a bola ultrapassou ou não a linha do gol e cutucou Fifa e Uefa pela demora nos testes com tecnologia.
- Uefa e Fifa são grandes organizações, mas estão muito atrasadas em relação a tecnologia. Ela não vai tirar a emoção do esporte. Dará mais credibilidade e honestidade nas decisões. Perde-se muito tempo de jogos discutindo arbitragem.

Os maiores salários de técnicos no Brasil

A Pluri Consultoria, conhecida pelo levantamento financeiro de clubes mundo afora, divulgou nesta terça-feira os maiores salários dos treinadores no Brasil. O primeiro da lista é justamente o campeão brasileiro Abel Braga, do Fluminense, com vencimentos de R$ 700 mil mensais, segundo os números da empresa.
Em seguida, aparecem três técnicos empatados: Luxemburgo, do Grêmio, Muricy Ramalho, do Santos, e Tite, do Corinthians – todos com salários de R$ 600 mil por mês. Ainda figuram na relação, em ordem do maior salário para o menor, Dorival Junior, Oswaldo de Oliveira, Cuca, Celso Roth, Gilson Kleina e Ney Franco.
Ricardo Gomes ainda aparece na lista, em 11º, embora, neste caso específico, o valor é referente ao ano passado, antes que o treinador se afastasse do comando do Vasco. Confira abaixo a lista completa.
1 Abel Braga (Fluminense) R$ 700 mil mensais – R$ 9,1 milhões anuais
2 Luxemburgo (Grêmio) R$ 600 mil mensais – R$ 7,8 milhões anuais
2 Muricy (Santos) R$ 600 mil mensais – R$ 7,8 milhões anuais
2 Tite (Corinthians) R$ 600 mil mensais – R$ 7,8 milhões anuais
5 Dorival Junior (Flamengo) R$ 450 mil mensais – R$ 5,85 milhões anuais
6 Oswaldo de Oliveira (Botafogo) R$ 380 mil mensais – R$ 4,94 milhões anuais
7 Cuca (Atlético-MG) R$ 350 mil mensais – R$ 4,55 milhões anuais
8 Celso Roth (Cruzeiro) R$ 300 mil mensais – R$ 3,9 milhões anuais
8 Gilson Kleina (Palmeiras) R$ 300 mil mensais – R$ 3,9 milhões anuais
8 Ney Franco (São Paulo) R$ 300 mil mensais – R$ 3,9 milhões anuais

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

St-Pierre: 'Luta contra Anderson Silva será nos meus termos, e não nos dele'

Georges St-Pierre comemora vitória no UFC  (Foto: Divulgação / UFC) A superluta entre Georges St-Pierre e Anderson Silva ainda não está assinada. E, se o canadense mantiver o que disse em uma entrevista durante o programa de rádio "Tout Le Monde en Parle", no Canadá, é possível que ela demore um pouco mais do que se espera para realmente se tornar realidade. Em sua maior entrevista desde a vitória sobre Carlos Condit no UFC154, St-Pierre sugeriu que, talvez, essa não seja a melhor hora para ele enfrentar o brasileiro.
- Essa luta é a cereja do bolo. Ele quer lutar comigo para poder se aposentar. Eu gostaria de lutar com ele também, mas após lutarmos e eu vencê-lo, o que vem depois? Hoje em dia há muito dinheiro em jogo, mas eu não luto por dinheiro. Minha motivação é ser o melhor. Como eu já disse uma vez, quero ser o Wayne Gretzky do meu esporte (NR.: Wayne Gretzky é o melhor jogador de hóquei no gelo, o esporte nacional do Canadá, de todos os tempos, uma espécie de Pelé desse esporte). Depois que eu lutar com ele, o que poderá ser maior? Estará acabado. Então, sim, eu quero essa luta, mas que ela aconteça quando eu achar que é a hora, e não quando ele quiser que ela aconteça.
St-Pierre, que usou óculos escuros durante toda a entrevista, por não ter se recuperado totalmente das lesões obtidas na luta contra Condit, também analisou a diferença de peso dos dois, e usou esse fator como um argumento a seu favor para decidir quando o duelo acontecerá.
- Olhando de uma forma geral, Anderson pesa 106kg fora de treinamento, e eu peso 85kg. É uma diferença grande de peso. Já lutei contra caras maiores - e não tenho medo dele. O problema é que eu quero fazer essa luta quando ela fizer sentido para mim. Acabo de voltar de uma lesão, há a questão financeira, e há também algumas lutas a fazer na minha categoria de peso. Há outros desafios à minha frente. Se eu lutar contra Anderson Silva, terei que ganhar peso, enquanto ele terá que perder peso. Depois disso, não conseguirei mais voltar para a minha divisão. Para fechar a questão, eu tenho assuntos a resolver nos meio-médios. Quando eu estiver pronto e eu quiser que a luta aconteça, ela acontecerá.
Perguntado se já se considerava um Wayne Gretzky do MMA, o canadense brincou:
- Ainda não sou o Gretzky, mas talvez possa me considerar o Joe Sakic - disse o lutador, referindo-se a outro grande nome do hóquei no gelo canadense.

Mascote oficial da Copa do Mundo de 2014, tatu-bola já tem nome: Fuleco

Mascote Copa do Mundo 2014 evento (Foto: EFE)
Revelado em setembro como mascote oficial da Copa do Mundo de 2014, o tatu-bola foi batizado neste domingo: Fuleco. O anúncio foi feito durante o "Fantástico". O nome recebeu 48% dos mais de 1,7 milhão de votos na eleição feita pela internet. Zuzeco (31%) e Amijubi (21%) eram as outras opções.
Segundo a Fifa, Fuleco significa a mistura das palavras futebol e ecologia, "dois componentes fundamentais da Copa". A entidade explicou ainda que o nome "mostra como essas duas palavras combinam perfeitamente e ainda incentivam as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente".
Pela primeira vez, a Fifa decidiu batizar o mascote e a bola oficial do Mundial com a ajuda da torcida. No início de setembro, Brazuca recebeu 77,8% de 1.119.539 votos e superou Bossa Nova (14,6%) e Carnavalesca (7,6%) como substituta da Jabulani em 2014.
Em seu site oficial, a Fifa criou uma página com a biografia de Fuleco. O texto conta que o  tatu-bola nasceu no dia 1º de janeiro de 2000, no Nordeste, e terá 14 anos quando a Copa for disputada no Brasil. A carapaça serve para protegê-lo e tem a cor azul para representar o céu e a água do país.
Além disso, Fuleco gosta de jogar futebol e comemora seus gols com a "Dança do Tatu". De acordo com a Fifa, os ídolos do mascote são Pelé e Ronaldo Fenômeno.
 
Ideia do tatu-bola nasceu no Ceará
A ideia de ter o tatu-bola ("Tolypeutes tricinctus") como símbolo da Copa no Brasil surgiu no Ceará e foi apresentada apenas em fevereiro ao Ministério do Esporte e ao (COL) pela ONG Associação Caatinga, criadora do projeto.
No texto da campanha, a Associação Caatinga explica que o "Tolypeutes tricinctus" é o tipo de tatu mais ameaçado do Brasil e que a caça já o fez desaparecer de muitos estados. Para defender a escolha da mascote, a ONG lembrou que o nome original do tatu-bola foi dado devido à habilidade de curvar-se sobre si mesmo para se proteger quando ameaçado, ficando no formato de uma bola.
Desde a Copa de 1966, a Fifa passou a usar mascotes em Copas do Mundo. No Mundial da África do Sul, o animal escolhido para representar o país foi um leopardo de cabelo verde, batizado de Zakumi.
 Mascotes Copa do Mundo  (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Série A

Fórmula 1

 
Hoje foi disputado o GP de Interlagos de Fórmula 1 (o último da temporada), e apesar de Jenson Button vencer, a comemoração foi toda do alemão Sebastian Vettel que com sua sexta colocação, tornou-se no Brasil, o mais novo tri campeão da história da fórmula 1. Os Brasileiros, Massa terminou em terceiro e Bruno Senna abandanou a prova após uma batida com o próprio Vettel no começo da corrida. O alemão ainda frizou que foi a corrida mais dificil do ano. A corrida também marcou a despedida de Michael Shumacher das pistas e de Lewis Hamilton da equipe McLaren. A fórmula 1 agora volta as suas atividades na temporada 2013 que começa em 17 de Março no GP da Austrália.  
A CORRIDA TERMINOU ASSIM:
1) JENSON BUTTON - INGLATERRA - McLAREN
2) FERNANDO ALONSO - ESPANHA - FERRARI
3) FELIPE MASSA - BRASIL - FERRARI
4) MARK WEBBER - AUSTRÁLIA - REDBULL
5) NICO HULKENBERG - ALEMANHA - FORCE INDIA
6) SEBASTIAN VETTEL - ALEMANHA - REDBULL
7) MICHAEL SHUMACHER - ALEMANHA - MERCEDES
8) JEAN ERIC VERGNE - FRANÇA - TORO ROSSO
9) KAMUI KOBAYASHI - JAPÃO - SAUBER
10) KIMI RAIKKONEN - FINLÂNDIA - LOTUS
CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS:
1) SEBASTIAN VETTEL - ALEMANHA - REDBULL - 281 - TRI-CAMPEÃO
2) FERNANDO ALONSO - ESPANHA - FERRARI - 278 - VICE CAMPEÃO
3) KIMI RAIKKONEN - FINLANDIA - LOTUS - 207 - 3o
4) LEWIS HAMILTON - INGLATERRA - McLAREN - 190
5) JENSON BUTTON - INGLATERRA - McLAREN - 188
6) MARK WEBBER - AUSTRÁLIA - REDBULL - 179
7) FELIPE MASSA - BRASIL - FERRARI -122
8) ROMAIN GROSJEAN - FRANÇA - LOTUS - 96
9) NICO ROSBERG - ALEMANHA - MERCEDES - 93
10) SERGIO PEREZ - MEXICO - SAUBER - 66
11) NICO HULKENBERG - ALEMANHA - FORCE INDIA - 63
12) KAMUI KOBAYASHI - JAPÃO - SAUBER - 60
13) MICHAEL SHUMACHER - ALEMANHA - MERCEDES - 49
14) PAUL DI RESTA - INGLATERRA - FORCE INDIA - 46
15) PASTOR MALDONADO - VENEZUELA - WILLIAMS - 45
16) BRUNO SENNA - BRASIL - WILLIAMS -31
17) JEAN ERIC VERGNE - FRANÇA - TORO ROSSO - 16
18) DANIEL RICCIARDO - AUSTRÁLIA - TORO ROSSO - 10
CLASSIFICAÇÃO DE EQUIPES:
1) REDBULL 460 - CAMPEÃ DE CONSTRUTORES
2) FERRARI 400
3) McLAREN 378
4) LOTUS 303 
5) MERCEDES 142
6) SAUBER 126
7) FORCE INDIA 109
8) WILLIAMS 76
9) TORO ROSSO 26

sábado, 24 de novembro de 2012

JOGOS DO FIM DE SEMANA

SÉRIE B
Hoje As 16:20
Goiás x Joinvile
Avaí x Criciúma
Guarani x São Caetano
Guaratinguetá x Barueri
Vitória x Ceará
Atlético-Pr x Paraná
Abc x América-Rn
Bragantino x Boa Esporte
Asa x Crb

SÉRIE A
Hoje As 19:30
Vasco x Flamengo
Corinthians x Santos

Domingo
As 17:00
Botafogo x Atlético-Mg
Palmeiras x Atlético-Go
Internacional x Portuguesa
Cruzeiro x Coritiba
Ponte Preta x São Paulo
Figueirense x Grêmio
Sport x Fluminense
Bahia x Náutico

Cruzeiro e Minas se enfrentam na abertura da Superliga masculina

Vôlei Superliga Wallace Cruzeiro (Foto: Divulgação CBV)Em quadra, a promessa de um jogão. De um lado, o atual campeão nacional. Do outro, o arquirrival esperando a oportunidade para dar o troco pelas derrotas expressivas recentes.
A partir das 21h30m (horário de Brasília) deste sábado, na Arena de Belo Horizonte, Cruzeiro e Minas abrem suas campanhas na Superliga masculina 2012/13 com a emoção e a rivalidade de um clássico regional. No comando de ambas as equipes, o sotaque argentino de Marcelo Mendez e Horácio Dileo dá o tempero final ao confronto,
Na última edição da Superliga, o duelo entre os clubes ganhou maiores dimensões devido a um incidente desagradável. Na fase classificatória, o oposto Wallace sofreu insultos racistas e deixou o ginásio cabisbaixo após a derrota para o Minas por 3 sets a 2. Nas semifinais, já superada a polêmica, o time celeste eliminou o adversário e garantiu vaga na final do campeonato, que conquistaria pela primeira vez em sua história. No duelo mais recente entre os clubes, mais um triunfo do Cruzeiro. Na decisão do Estadual, o título veio em sets diretos.
- A expectativa é trabalhar para sermos campeões, sempre. Sabemos que o caminho é longo, difícil. São grandes equipes na Superliga, com times muito reforçados, atletas de seleção e estrangeiros de alto nível. Mantivemos a base e também nos reforçamos um pouco. Eu acredito nos nossos jogadores e no trabalho que desenvolvemos junto com a comissão técnica. Temos que entrar em quadra muito bem preparados para essa estreia contra o Minas - disse Mendez.
Além de manter William, Wallace, Douglas Cordeiro, Acácio, Filipe, Maurício e o líbero Serginho, titulares das conquistas recentes, o Cruzeiro ganhou o reforço do cubano Yoandry Leal, que vai acirrar a disputa por vaga entre os ponteiros.
Apesar da saída do técnico Marcelo Fronckowiak, agora no Rio de Janeiro, o Minas manteve suas principais peças e também trouxe um atleta internacional para o elenco. Rodrigo Quiroga, capitão da seleção argentina, deve ser titular na ponta com Ricardo Lucarelli. O central Henrique, o levantador Marcelinho e o oposto tcheco Filip Rejlek seguem como destaques.
- Minha expectativa é a melhor possível. Estreia de Superliga é sempre emocionante. Nos preparamos o ano todo para jogar o torneio. Estamos chegando bem fisicamente e tecnicamente. Fico feliz em participar mais um ano. Jogar em casa logo no primeiro jogo é muito importante. Vamos enfrentar o atual campeão, um time forte, entrosado e que está jogando muito bem. Isso é um incentivo a mais para superarmos eles. Estamos bem confiantes – disse Henrique.
 
Rodada terá outros cinco jogos
São Bernardo e Sesi serão os primeiros times a entrarem em quadra pela temporada 2012/13 masculina, com duelo marcado para as 11h no ginásio Adib Moysés Dib. Ainda no sábado, Canoas e Florianópolis fazem o confronto de times do sul, enquanto o Juiz de Fora encara o Rio de Janeiro. No domingo, Campinas e Vôlei Futuro encerram a rodada em jogo com transmissão ao vivo do SporTV, direto do Parque Taquaral, a partir das 13h.
 
Confira todos os confrontos 
Sábado
11h - São Bernardo x Sesi
18h - Pindamonangaba x Volta Redonda
19h30m – Juiz de Fora x Rio de Janeiro
20h - Canoas x Florianópolis
21h30m - Minas x Cruzeiro 
Domingo
13h - Campinas x Vôlei Futuro

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Fim da era Mano Menezes na seleção

Galeria Mano Menezes seleção Brasil (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Mano Menezes foi demitido pela CBF e não é mais técnico da seleção brasileira. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira após reunião na Federação Paulista de Futebol (FPF), em São Paulo, entre o presidente da CBF, José Maria Marin, o vice Marco Polo del Nero, e o diretor de Seleções, Andrés Sanches. A entidade confirmou a informação em seu site, às 16h06m, e comunicou que toda a comissão técnica foi afastada. O novo comandante será apresentado apenas no início de janeiro: Tite (Corinthians), Muricy Ramalho (Santos) e Luiz Felipe Scolari (ex-Palmeiras) estão cotados.
Mano foi comunicado da decisão por Andrés logo após a reunião. O treinador está em São Paulo e não vai se pronunciar sobre a demissão no momento. O técnico foi contratado em julho de 2010 pelo ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, como susbtituto de Dunga.
No comunicado oficial desta sexta, a CBF informou que o técnico da Seleção sub-20, Emerson Ávila, continua no cargo, enquanto Márcio Oliveira assume o comando da equipe feminina.
Pouco depois, em entrevista coletiva, Adrés disse que, apesar de ter sido contra a demissão de Mano, irá permanecer no cargo de diretor de Seleções.
No comando da Seleção principal em 33 partidas, Mano conseguiu 21 vitórias, seis empates e seis derrotas desde que estreou no dia 10 de agosto de 2010. O treinador deixa o cargo apenas com as taças do Superclássico das Américas de 2011 e de 2012, fracassos na Copa América e nas Olimpíadas e queda histórica no ranking mensal da Fifa.
Após muitas críticas por ter perdido títulos importantes e por não ter formado uma base para a Copa das Confederações de 2013 e, principalmente, a Copa do Mundo de 2014, o técnico vinha de elogios por três boas atuações contra Iraque (6 a 0), Japão (4 a 0) e Colômbia (1 a 1), mas não resistiu mesmo com a conquista do segundo Superclássico na última quarta.

Pernambucano de Futsal : Tigre é Campeão Invicto


Ontem foi realizado o segundo jogo da final do Campeonato Pernambucano de Futsal. E no Ginásio do SESC Garanhuns completamente lotado, o Tigre venceu o Santa Cruz com méritos por 4x2 e conquistou seu quarto campeonato consecutivo seguido do estado em sua história. Os gols da equipe do Tigre foram marcados por Capacete (2 vezes), Juninho (1 vez) e Joãozinho (1 vez). O primeiro tempo até que o Santa dificultou, o Tigre colocou 2x0, mas o Santa logo empatou, mas no segundo tempo o Tigre deslanchou e fechou a partida em 4x2. Festa aurinegra em Garanhuns. 

Veja abaixo a ficha do jogo.

Tigre: Renato, Juninho (1 gol), André Lafayette, Flaviano e Capacete (2 gols). Ainda no banco: Rodrigo, Joãozinho (1 gol), Ian, Berg, Zanatha, Topeira e Edu. Tec: Chokito.

Santa Cruz: Caíque, Tibúrcio (1 gol), Nando, Sidinho e Kássio. Ainda no banco: Heraldo, Bruno, Belisco, Wanderson, Romarinho, Caio Chuva (1 gol) e Alisson. Tec: André Maradona.

Flu e Galo dominam seleção do Brasileiro, e Fred é eleito o craque

Fred fluminense comemoração campeão brasileiro 2012 (Foto: Bia Figueiredo / Photocamera) Diferentemente dos anos anteriores, a CBF antecipou o anúncio dos vencedores da Premiação Brasileirão 2012, antes chamada de Prêmio Craque do Brasileirão, para esta sexta-feira. E o grande vencedor desta temporada foi mesmo o campeão Fluminense. O time das Laranjeiras emplacou quatro jogadores na seleção do campeonato - o goleiro Diego Cavalieri, o lateral-esquerdo Carlinhos, o volante Jean e o atacante Fred -, além do técnico Abel Braga. Atual artilheiro do Brasileirão com 19 gols, Fred também foi eleito o craque da competição.
O Atlético-MG aparece logo em seguida, também com quatro jogadores lembrados para a seleção, com destaque para a defesa. São eles: o lateral-direito Marcos Rocha, a dupla de zaga Leonardo Silva e Réver, além do meia Ronaldinho Gaúcho. O time mineiro ficou também com a revelação do ano, o meia Bernard.
Fora a dupla Fluminense-Atlético-MG, Corinthians, São Paulo e Santos também tiveram jogadores na seleção do Brasileirão 2012. O volante corintiano Paulinho, o meia tricolor Lucas e Neymar completam o timaço.
Apenas o craque da galera será uma surpresa, pois a votação seguirá até o fim do campeonato. Ronaldinho Gaúcho, Diego Cavalieri e Vagner Love estão na briga. Os prêmios, porém, só serão entregues no dia 3 de dezembro, segunda-feira, em cerimônia marcada para as 22h, em São Paulo.
Os campeões das Séries A, B, C e D receberão os troféus no palco. O Fluminense, que já deu a volta olímpica com a taça no último domingo, no Engenhão, terá a presença de todos os jogadores, do técnico, do presidente e de membros da comissão técnica. Os outros campeões serão representados pelo capitão, pelo técnico e pelo presidente.
 
Confira a seleção do Brasileirão 2012:
Goleiro: Diego Cavalieri (Fluminense)
Lateral-direito: Marcos Rocha (Atlético-MG)
Zagueiro 1: Leonardo Silva (Atlético-MG)
Zagueiro 2: Réver (Atlético-MG)
Lateral-esquerdo: Carlinhos (Fluminense)
Volante 1: Jean (Fluminense)
Volante 2: Paulinho (Corinthians)
Meia 1: Ronaldinho (Atlético-MG)
Meia 2: Lucas (São Paulo)
Atacante 1: Neymar (Santos)
Atacante 2: Fred (Fluminense)
Técnico: Abel Braga (Fluminense)
Revelação: Bernard (meia do Atlético-MG)
Craque do Brasileirão: Fred (atacante do Fluminense)

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

'Rei das Américas': Neymar, R49 e mais sete brasileiros concorrem

Neymar gol Brasil x Argentina (Foto: AP) O jornal uruguaio "El País" divulgou nesta quinta-feira a lista dos concorrentes ao "Rei das Américas", premiação que elege o craque e a seleção de 2012 nos continentes. Os brasileiros novamente estão em alta, com nove representantes, entre eles Neymar, atual vencedor, e Ronaldinho Gaúcho, dono de boas atuações com o Atlético-MG.
Tite, do Corinthians, está entre os cotados como técnico junto a Luis Fernando Tena, campeão das Olimpíadas com o México, Alejandro Sabella, da Argentina, José Pekerman, da Colômbia, e Óscar Tabárez, do Uruguai. O Timão, inclusive, é o clube brasileiro com mais nomeados, muito provavelmente pela conquista inédita da Taça Libertadores da América: cinco.
A 27ª edição terminará como de costume no dia 31 de dezembro e terá a participação de mais de 200 jornalistas dos 19 países dos continentes americanos. Pela primeira vez, há uma enquete na página do diário que permitirá também o voto dos internautas.
Em 2011, Neymar superou o chileno Eduardo Vargas, atualmente no Napoli e então campeão da Copa Sul-Americana com a Universidad do Chile. O meia Paulo Henrique Ganso terminou em terceiro. No ano anterior a honraria ficou com o argentino Andrés D'Alessandro, do Internacional (veja a lista completa abaixo).
Brasileiros: Rafael Cabral (Santos), Cássio (Corinthians), Durval (Santos), Juninho Pernambucano (Vasco), Ronaldinho (Atlético-MG), Lucas (São Paulo), Neymar (Santos), Emerson (Corinthians) e Tite (Corinthians).
Estrangeiros que atuam no futebol brasileiro: Pablo Guiñazu (Internacional), Victor Cáceres (Flamengo), Luis Ramírez (Corinthians), Walter Montillo (Cruzeiro), Andrés D'Alessandro (Internacional), Hernán Barcos (Palmeiras) e Paolo Guerrero (Corinthians).
Confira todos os vencedores do 'Rei das Américas':
1986 - Antonio Alzamendi (Uruguai/River Plate-ARG)
1987 - Carlos Valderrama (Colômbia/Deportivo Cali-COL)
1988 - Rubén Paz (Uruguai/Racing-ARG)
1989 - Bebeto (Vasco)
1990 - Raúl Amarilla (Paraguai/Olimpia-PAR)
1991 - Oscar Ruggeri (Argentina/Vélez-ARG)
1992 - Raí (São Paulo)
1993 - Carlos Valderrama (Colômbia/Atlético Junior-COL)
1994 - Cafu (São Paulo)
1995 - Enzo Francescoli (Uruguai/River Plate-ARG)
1996 - José Luis Chilavert (Paraguai/Vélez-ARG)
1997 - Marcelo Salas (Chile/River Plate-ARG)
1998 - Martín Palermo (Argentina/Boca Juniors-ARG)
1999 - Javier Saviola (Argentina/River Plate-ARG)
2000 - Romário (Vasco)
2001 - Juan Román Riquelme (Argentina/Boca Juniors-ARG)
2002 - José Cardozo (Paraguai/Toluca-MEX)
2003 - Carlos Tevez (Argentina/Boca Juniors-ARG)
2004 - Carlos Tevez (Argentina/Boca Juniors-ARG)
2005 - Carlos Tevez (Argentina/Corinthians)
2006 - Matías Fernández (Chile/Colo Colo-CHI)
2007 - Salvador Cabañas (Paraguai/América do México-MEX)
2008 - Juan Sebastián Verón (Argentina/Estudiantes-ARG)
2009 - Juan Sebastián Verón (Argentina/Estudiantes-ARG)
2010 - Andrés D'Alessandro (Argentina/Internacional)
2011 - Neymar (Santos)

Neymar se redime, faz gol de pênalti e dá bi do Superclássico à Seleção

Campeão Brasil x Argentina (Foto: AP)
Nada melhor do que um pênalti após o outro... Depois de desperdiçar cobrança no empate por 1 a 1 com a Colômbia, em amistoso nos Estados Unidos, Neymar foi decisivo nesta quarta-feira e converteu a penalidade que tornou a seleção brasileira bicampeã do Superclássico das Américas. Após derrota por 2 a 1 no tempo normal, em La Bombonera, em Buenos Aires, o Brasil venceu por 4 a 3 nos pênaltis (veja as cobranças no vídeo).
- Acabei afundando o pé lá e mandei a bola longe. Agora, pude concluir bem e fazer o gol - disse Neymar após a partida, durante a comemoração no gramado.
Como tinha vencido por 2 a 1 em Goiânia, no último dia 19 de setembro, a Seleção jogava pelo empate nesta quarta-feira. Mas com direito a pênalti polêmico em favor dos “hermanos”, o time de Mano Menezes perdeu por 2 a 1, gols de Scocco, duas vezes, e Fred, descontando para o time verde e amarelo. Nas penalidades, porém, o Brasil afastou o fantasma da Copa América.
No ano passado, também na Argentina, a Seleção de Mano foi derrotada pelo Paraguai nas quartas de final, depois de desperdiçar quatro cobranças. Essa partida do Superclássico das Américas era para ter sido no dia 3 de outubro, em Resistencia, mas uma queda de energia no estádio Centenário fez o duelo ser adiado e transferido para Buenos Aires.
A seleção brasileira, com seu time principal, volta a campo apenas no dia 6 de fevereiro, contra a Inglaterra, no estádio de Wembley, em Londres. No próximo ano, o principal desafio do time verde e amarelo será a Copa das Confederações, que será realizada no Brasil, do dia 15 a 30 de junho.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

JOGOS DE HOJE

LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA
As 15:00
Zenit x Málaga

As 17:45
Porto x Dínamo Zagreb
Dínamo de Kiev x Paris Saint Germain
Arsenal x Montpellier
Schalke 04 x  Olympiacos
Anderlecht x Milan
Ajax x Borussia Dortmund
Manchester City x Real Madrid

SUPERCLÀSSICO DAS AMÈRICAS
As 22:00
Argentina x Brasil

Na chegada ao Brasil, Falcão afirma que pode se aposentar da seleção

Falcão futsal (Foto: João Gabriel Rodrigues/SporTV.com) A histórica final do Mundial contra a Espanha, no último domingo, pode ter sido o último ato de Falcão na seleção brasileira. Aos 35 anos, o camisa 12 já fala em se aposentar do time canarinho, abrindo espaço para uma renovação da equipe. Recuperando-se de uma lesão na panturrilha esquerda e acometido por uma paralisia facial, o ala pediu dispensa da convocação para os amistosos contra a Colômbia, neste domingo e na próxima terça-feira. Na noite desta terça, a seleção desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, após 30 horas de viagem da Tailândia até a capital paulista.
- Tem jogo da seleção no domingo, mas, à princípio, eu estou fora. Eles querem que eu vá só para ficar com o grupo, mas eu acredito que seria melhor ficar me cuidando, para analisar o que vale a pena ou não daqui para frente. No momento, não temos coisas importantes a curto prazo para disputar, então seria bom abrir espaço para os outros. Não é uma despedida oficial, mas vou pensar com bastante carinho sobre o meu futuro - comentou Falcão.
Com contrato até o fim do ano com o Orlândia, o camisa 12 revelou que a continuidade na equipe do interior paulista está por detalhes. Mesmo tendo uma proposta milionária do Tóquio Futsal, do Japão, o jogador deve continuar na equipe alvigrená na próxima temporada.
- Vou conversar sobre renovação nesta semana, não tem nada certo ainda, mas eu quero muito continuar lá. Sobre o Japão, estou conversando com eles para acertamos para 2014 - afirmou.
Apesar da grande participação na campanha vitoriosa do Brasil no Mundial, Falcão retorna ao país como um dos atletas que menos atuou na competição. Por causa da sua lesão na panturrilha, na primeira rodada, o ala jogou apenas 28 minutos na Tailândia, o que acabou não ofuscando o seu brilho, já que fez gols decisivos e ajudou a equipe a trilhar o caminho das vitórias.
- Foram 28 minutos intensos, pois fiz quatro gols no Mundial, sendo três muito importantes. Valeu a luta porque, no dia 1º de novembro, eu achei que não iria mais jogar. Já estava com a mala pronta, quando soube da possibilidade de continuar com o grupo fazendo um tratamento intenso de fisioterapia para me recuperar a tempo de ajudar a seleção. Acabou que deu certo e hoje estou aqui realizado - destacou.
Ainda contagiado pela conquista, Falcão não mediu palavras ao falar da importância do sétimo título mundial do Brasil. Dono de um dos currículos mais vitoriosos da história do futsal, ele elegeu um dos momentos desta Copa do Mundo como o mais marcante da sua carreira.
- O momento mais especial foi contra a Argentina, pois eu não sabia se iria jogar. Daí entrei e fiz o gol do empate e o da virada. Acredito que tenha sido até o momento mais especial da minha carreira - disse.
O jogador comentou também sobre o curioso episódio ocorrido na véspera da final, quando o pivô Wilde descobriu que a imprensa espanhola havia publicado um escudo da seleção da Espanha com três estrelas, já contando com o título de 2012.
- O Wilde viu o escudo com três estrelas em sites espanhóis e até nos perfis do Facebook de alguns jogadores deles. Ele avisou à comissão técnica, daí imprimiram e colocaram na porta dos nossos quartos. Acho que agora eles vão ter que segurar isso mais um pouquinho - ironizou.

Em dia de protestos em Buenos Aires, Seleção desembarca para final

Chegada da Seleção a Buenos Aires (Foto: Mowa Press) A seleção brasileira já está em Buenos Aires para a final do Superclássico das América, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), na Bombonera. Apesar de todas as notícias sobre os protestos que aconteceram pela capital da Argentina nesta terça-feira, os jogadores desembarcaram no aeroporto Aeroparque sem maiores problemas. Vale ressaltar a segurança reforçada da polícia militar local, que escoltou os atletas até o ônibus.A paralisação do funcionalismo público da Argentina se deu principalmente por conta do aumento da inflação e da falta de emprego. De acordo com os principais sindicatos do país, 90% dos trabalhadores aderiram ao protesto. Voos da empresa Aerolíneas Argentinas foram cancelados. Porém, a Seleção não teve problemas para chegar a Buenos Aires. Viajando em uma companhia brasileira, o time canarinho chegou ao país vizinho por volta das 22h30m (de Brasília).
De acordo com um funcionário do aeroporto Aeroparque, as ruas de Buenos Aires ficaram vazias por conta do receio da população com os protestos dos trabalhadores mais exacerbados. Mais os focos de protesto foram vistos principalmente nas entradas para a capital argentina.
- Muita gente ficou com medo da reação do governo. Todos puderam circular normalmente pela cidade – afirmou.
Um taxista se mostrou surpreso com a adesão em massa dos trabalhadores argentinos e fez uma revelação.
- Todos preferiram ficar em casa. A adesão foi grande. Teremos outra paralisação nas próximas semanas. Foi o que eu ouvi falar.
Protestos à parte, a Seleção vai enfrentar a Argentina nesta quarta-feira, na Bombonera, e precisa apenas de um empate para ficar com o bicampeonato do Superclássico das Américas. A tendência é que o Brasil entre em campo com a seguinte formação: Cavalieri, Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Carlinhos; Ralf, Paulinho, Jean e Thiago Neves; Neymar e Fred.
O confronto será transmitido ao vivo pela TV Globo.

Rashad Evans afirma: Georges St-Pierre vai vencer Anderson Silva

Rashad Evans durante treino aberto do UFC em Chicago (Foto: Marcelo Russio/SporTV.com) A opinião geral entre fãs e comentaristas em torno da possível superluta entre Anderson Silva e Georges St-Pierre é que o brasileiro, campeão dos pesos-médios (até 84kg) do UFC, arrasaria o canadense, campeão dos pesos-meio-médios (até 77kg). Nesta semana, porém, a torcida por GSP ganhou um apoio importante: Rashad Evans, ex-campeão dos pesos-meio-pesados (até 93kg). Evans, que já considerou descer de peso para enfrentar o Spider, acredita que o canadense levará a melhor na superluta.
- Eu acho que Georges vence Anderson, sim. Realmente acho - exclamou "Suga" Rashad em entrevista ao podcast "The MMA Hour".
O polêmico ex-campeão peso-meio-pesado é amigo de St-Pierre desde os tempos em que ambos treinaram com o técnico Greg Jackson, na academia Jackson's MMA, em Albuquerque, EUA, mas também se diz fã de Anderson Silva, um de seus lutadores favoritos de se assistir. Evans esteve no ginásio quando o brasileiro derrotou Chael Sonnen pela segunda vez, no UFC 148, e usou aquela luta como exemplo de por que ele acredita que GSP sairá vencedor.
- Eu certamente acho que ele tem uma chance contra Anderson. Anderson é um grande lutador, mas uma coisa com Anderson é que ele tem muitos problemas defendendo as quedas. E aí, no chão, ele às vezes permite que as pessoas avancem de posição demais. Veja o Chael Sonnen, na segunda vez que eles se enfrentaram. Ele o derrubou e, antes de o round terminar, ele estava na montada. Se você deixa um cara como Georges St-Pierre numa posição como essa, Anderson pode não sobreviver outro round - afirmou Evans.
O argumento dos fãs do Spider é que o brasileiro é muito alto e longo, e conseguirá manter St-Pierre, mais baixo, à distância para evitar seu renomado wrestling. Isso não parece desencorajar Rashad Evans, que se ofereceu a ajudar o campeão dos pesos-meio-médios a se preparar para o desafio.
- Você sabe que (Anderson) vai ser derrubado, mas a questão é se Georges tem criatividade o bastante para entrar e ter uma chance. E eu digo que sim - declarou Evans.

Knicks batem Hornets e voltam a ter melhor campanha na temporada

Carmelo Anthony, New York Knicks - AP (Foto: AP) Controlando a partida a maior parte do tempo, o New York Knicks não encontrou dificuldades para vencer fora de casa o New Orleans Hornets por 102 a 80, nesta terça-feira. O resultado recoloca a equipe de Carmelo Anthony na condição de dona da melhor campanha da temporada regular, agora com oito vitórias em nove compromissos realizados.
Com 29 pontos, Carmelo foi o cestinha da noite. O pivô Tyson Chandler destacou-se nos rebotes, apanhando 12 (anotou sete pontos), enquanto os armadores Raymond Felton e J.R. Smith colaboraram para o triunfo dos Knicks assinalando 15 pontos cada.
Nos Hornets, o destaque maior foi o ala Ryan Anderson, com 15 pontos e oito rebotes. Os armadores Austin Rivers e Brian Roberts, com 14 e 13 pontos, respectivamente, também estiveram bem.

Líder da Conferência Leste, o New York Knicks volta a atuar nesta quarta, quado encarara os Mavericks em Dallas. O New Orleans Hornets, penúltimo no Oeste (três vitórias em nove jogos), pega o Indiana Pacers, também fora de casa.

Confira os duelos desta terça:
Philadelphia 76ers 106 x 98 Toronto Raptors
New Orleans Hornets 80 x 102 New York Knicks
Los Angeles Lakers 95 x 90 Brooklyn Nets

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Ayrton Senna é eleito por TV inglesa o melhor da história da Fórmula 1

Ayrton Senna - GP do Brasil de 1991 (Foto: Getty Images) De tempos em tempos, a imprensa especializada reúne jornalistas e ex-pilotos com a missão de eleger os maiores nomes da história da Fórmula 1. Em muitas delas, o brasileiro Ayrton Senna é lembrado como o melhor competidor que já passou pela categoria. Às vésperas do GP do Brasil, prova que o tricampeão mundial venceu em duas ocasiões, a emissora de TV BBC soltou um ranking com 20 nomes. Mais uma vez, o brasileiro aparece no topo, superando outros campeões como Juan Manuel Fangio e Jim Clark. A lista, que inclui quatro campeões em atividade, tem outros dois pilotos nascidos no Brasil: Nelson Piquet, em 16º, e Emerson Fittipaldi, o 17º.
Convidado a escrever um perfil do brasileiro, o editor de Fórmula 1 da emissora, Andrew Benson, teceu muitos elogios. O jornalista colocou o piloto em um patamar praticamente sobrenatural, mas frisou que sua morte prematura contribuiu para a formação de uma imagem mitificada.
- A morte causou, talvez de forma inevitável, um brilho romantizado à lenda Ayrton Senna. A grandeza do homem e do brilho de sua pilotagem são facilmente lembradas, mas a escuridão ocasional de sua personalidade, um pouco menos. No entanto, o significado de suas conquistas não pode ser adequadamente compreendido sem uma apreciação plena de suas origens – comentou Benson.
O perfil publicado no site da BBC classifica Senna como “uma força da natureza”, e reforça seus feitos nas pistas. Especialmente as excepcionais corridas na chuva e a maneira como conseguiu imprimir uma vantagem de quase um segundo e meio sobre o então companheiro Alain Prost no período em que ambos competiram juntos na equipe McLaren. Tudo temperado por “uma poderosa combinação de um talento natural espetacular e uma determinação às vezes aterrorizante”. Além disso, o texto ressalta ainda o carisma do tricampeão mundial.
- Provavelmente nenhum piloto na história da Fórmula 1 se dedicou mais ao esporte, dando mais de si mesmo na busca inflexível pelo sucesso. Ele tinha a aparência de um herói romântico, um carisma que poderia acalmar todo um quarteirão, a eloquência de um poeta e uma espiritualidade que fez com que milhões se sentissem identificados. Seus olhos negros eram janelas para uma alma complexa e volátil – filosofou o autor.
Lista tem quatro pilotos em atividade
A lista liderada por Senna não tem contemporâneos do brasileiro nas três primeiras posições. Ele ficou à frente do argentino Juan Manuel Fangio, pentacampeão nos anos 1950, e do escocês Jim Clark, bicampeão na década seguinte. Dono do maior número de títulos, poles e vitórias da história, o alemão Michael Schumacher vem apenas na quarta posição, logo à frente do francês Alain Prost. Além de Schumi, outros três pilotos ainda em atividade figuram neste top 20: seu compatriota Sebastian Vettel, em oitavo, o espanhol Fernando Alonso, em décimo, e o inglês Lewis Hamilton, o 15º.
Dois brasileiros fazem companhia a Senna neste ranking: o tricampeão Nelson Piquet, que aparece na 16ª posição, e Emerson Fittipaldi, que vem logo atrás. A lista deixa de fora nada menos que 14 campeões mundiais, mas inclui dois competidores que não ganharam títulos: o britânico Stirling Moss, quatro vezes vice na época de Fangio, e Gilles Villeneuve, que venceu apenas seis corridas, mas arrebatou fãs pelo seu excesso de arrojo a bordo de uma Ferrari.
Veja a lista dos 20 maiores pilotos de todos os tempos, segundo a BBC:
1. Ayrton Senna
2. Juan Manuel Fangio
3. Jim Clark
4. Michael Schumacher
5. Alain Prost
6. Stirling Moss
7. Jackie Stewart
8. Sebastian Vettel
9. Niki Lauda
10. Fernando Alonso
11. Alberto Ascari
12. Gilles Villeneuve
13. Nigel Mansell
14. Mika Hakkinen
15. Lewis Hamilton
16. Nelson Piquet
17. Emerson Fittipaldi
18. Jackie Brabham
19. Graham Hill
20. Jochen Rindt

Briga entre torcidas pode causar fim das organizadas de Recife



A briga entre as torcidas organizadas de Sport e Náutico ocorrida na última segunda-feira pode ter consequências pesadas para estes torcedores. O promotor de Justiça e representante do Ministério Público de Pernambuco, Ricardo Coelho, acredita que as três maiores organizadas do estado – Torcida Jovem, Inferno Coral e Fanáutico - serão extintas em no máximo um ano. Ricardo é o autor da ação civil pública que prevê a extinção destas torcidas e espera uma decisão favorável do Ministério Público.
- Não tenho dúvidas de que a sentença final será pela extinção. Fatos como essa briga só reforçam a necessidade de colocar um ponto final em tudo isso - declarou o promotor em entrevista ao Diário de Pernambuco.
Nos próximos meses, oito ex-comandantes da Polícia Militar de Pernambuco serão ouvidos como testemunhas pelo juiz Edvaldo Palmeira, da 5ª Vara da Fazenda Pública, responsável direto pela análise da ação.

CONFUSÃO MOTIVADA POR VINGANÇA
Segundo informações da Polícia Militar, o confronto foi uma retaliação após membros da Torcida Jovem do Sport tentarem invadir a sede da Fanáuticos na manhã desta segunda-feira. Os membros da organizada do Timbu anunciaram a vingança através de seu perfil no Twitter horas antes da briga começar.
Os membros da Fanáuticos atiraram pedras e pedaços de pau contra a loja da Torcida Jovem do Sport e seus torcedores, além de depredarem carros estacionados no local. A Torcida Jovem revidou com barras de ferro e rojões. Testemunhas declararam que alguns torcedores estavam armados e deram tiros para o alto, mas a PM não confirmou esta informação.
Mário de Azevedo dos Santos Júnior, responsável pela loja do Sport, chamou a PM quando a confusão começou e foi encaminhado à Delegacia de Plantão da Boa Vista, onde prestou esclarecimentos como vítima.