CONTATOS

nandinhoferro@hotmail.com( CONTATOS)

sábado, 17 de agosto de 2013

Em jogaço, Nadal vira para cima de Federer e vai às semis em Cincinnati

Nadal x Federer Cincinati (Foto: Reuters) Jogar bem já não é suficiente para Roger Federer vencer Rafael Nadal. No terceiro encontro entre as lendas em 2013, e mesmo com o suíço atuando acima do que vem mostrando na temporada, o Touro Miúra venceu mais uma vez, reforçando sua superioridade em cima do rival nas últimas partidas, com 100% de aproveitamento no ano. Mas desta vez, ao contrário dos demais duelos do atual circuito, o triunfo não veio fácil. Com Federer, número 5 do mundo, dando o troco a cada bola, Nadal, número 3 do ranking, teve que suar muito para vencer de virada por 2 sets a 1, parciais de 5/7, 6/4 e 6/3, e avançar às semifinais do Masters 1.000 de Cincinnati, nos Estados Unidos. No total de duelos, agora Nadal tem 21 vitórias, contra 10 de Federer. O confronto também marcou a virada do espanhol para 7 a 6 no confronto em quadras duras.Com a derrota, Federer vai deixar o top cinco da ATP pela primeira vez em dez anos. Ele precisava vencer para evitar a queda, e vai aparecer na segunda-feira, na atualização do ranking, como sétimo colocado, o que não acontecia desde 2003, quando o suíço tinha 22 anos.
Neste sábado, não antes que 15h30 (horário de Brasília) Nadal, que busca seu primeiro título no torneio de Cincinnati, terá pela frente o tcheco Tomas Berdych, que mais cedo venceu o britânico Andy Murray e se classificou. A outra semifinal será entre John Isner, do Estados Unidos, que bateu Novak Djokovic, e o argentino Juan Martín Del Potro, que venceu Dmitry Tursonov.
 
Paciente, Federer quebra serviço no fim
Nadal começou sacando e rapidamente abriu 1/0. Federer fez o mesmo, empatando. No game seguinte, o suíço pressionou o espanhol, chegou a ter 40 a 30, mas viu o número três do mundo se recuperar. Com os dois tenistas confirmando seus serviços, Federer abusou das bolas de efeito, dificultando a vida de Nadal e trazendo o jogo em 3/3. Nos quatro games seguintes, ambos voltaram a manter os serviços, em jogo muito equilibrado, com vários erros não forçados e com trocas de bolas longas.
No 11º game, porém, Federer tirou seu coelho da cartola e quebrou o serviço de Nadal. Com paciência, o suíço conseguiu trocar bolas com o espanhol até encontrar o momento certo de atacar. Com o game em 30 a 0 para Nadal, Roger acordou, venceu todos os pontos seguintes, com devoluções perfeitas, incluindo um slice primoroso, e roubou o serviço do rival, trazendo para 6/5 e sacou em seguida para vencer o primeiro set em 7/5.
 
Nadal empata e vira 
O segundo set começou da mesma forma que o primeiro, com os dois tenistas confirmando seus serviços. No game 4, sacando, Nadal quase aprontou para cima do rival. Ele encobriu Federer e abriu 30 a 15. No ponto seguinte, Nadal fez Federer correr e trouxe o jogo para 40 a 15, com duas chances de quebra. Federer, porém, não deixou de ser agressivo e buscou o game, virando e empatando em 2/2.
No game sete, Nadal teve grandes dificuldades para buscar o placar e manter seu serviço. Federer pressionou muito, chegou a pedir o "desafio" em uma bola (que realmente foi fora), mas errou no fim e viu o Touro Miúra trazer o jogo para 4/ 3, com o suíço sacando. Na sequência, Roger confirmou de novo seu saque, com dificuldade, e empatou em 4/4. Nadal, então, se entregou na reta final e após confirmar seu serviço, conseguiu quebrar o saque de Federer no game mais longo do jogo, vencendo o set por 6/4 e empatando o duelo.
Empolgado, Nadal começou o set decisivo disposto a resolver logo a parada. E rapidamente quebrou o serviço de Federer com uma devolução avassaladora, fazendo 2/0.  Federer manteve seu saque em seguida, mas o espanhol seguia fulminante e logo tinha 4/1 no set. No game seis, Federer salvou, e no sétimo Miúra manteve o foco e fez 5/2, ficando bem próximo da vitória. O suíço ainda venceu mais um game, mas Nadal, mesmo pressionado, confirmou seu saque e fechou o jogo de virada em 2 sets a 1, com parcial de 6/3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário