CONTATOS

nandinhoferro@hotmail.com( CONTATOS)

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Maiores do mundo! Liga dos Campeões rivaliza com a Copa

Müller é mais um do Bayern de Munique indicado: ele marcou dois gols na goleada por 4 a 0 sobre o Barcelona na semifinal da Liga dos Campeões (Foto: Odd Andersen/AFP)Começa nesta terça-feira a fase de grupos Liga dos Campeões, principal torneio de clubes do mundo, e 19 dias depois da final, tem início a Copa do Mundo. Há alguns anos, uma comparação entre os dois torneios seria absurda. Porém, hoje a história já não é mais a mesma.
Alguns nomes importantes do futebol europeu, como Sir Alex Ferguson, lendário técnico que acabou de se aposentar, e Sneijder, ambos vencedores da Liga dos Campeões, já declararam que o torneio europeu é melhor. Algumas pesquisas feitas no continente com o público também apontam nesta direção. E se for olhar para os números, alguns também dizem isso.

O primeiro é de valores de mercado. Se pegar as 32 seleções que jogaram a Copa de 2010 (com os números atuais) e comparar com os 32 clubes da Liga, a diferença é enorme. Os gigantes europeus valem, juntos, R$ 22,7 bilhões, contra R$ 17,3 bilhões das seleções, segundo números do site Transfermarkt.
Em audiência, a Copa do Mundo atrai mais na final. Porém, o cenário não é dos melhores. Na decisão de 2006, 760 milhões de pessoas viram Zidane dar a cabeçada em Materazzi. Em 2010, foram 530 milhões. Enquanto isso, o número aumenta na Liga dos Campeões. Em 2012, a audiência foi de 300 milhões na final. Neste ano, subiu para 360 milhões.

Inovações
Dentro de campo, a Champions também apresenta mais interesse e até qualidade de jogo. Se a Copa tem a emoção de trazer paixões nacionais, poucas inovações táticas surgiram nos últimos Mundiais. Muito também pelo fato de os clubes terem mais tempo para treinar e deixar os jogadores mais entrosados.

Pontos favoráveis de cada torneio
Liga dos Campeões
Por ter clubes, ao invés de seleções, a Liga dos Campeões permite mais entrosamento e mais variações táticas. O espetáculo que se tornou, trouxe mais audiência e patrocínios cada vez mais milionários para os clubes e para a própria Uefa. Por ser disputado todo ano e ter mais jogos, o torcedor fica mais próximo dos times, que são cada vez mais populares pelo mundo.

Copa do Mundo
É um torneio mais curto, e por ser a cada quatro anos, traz ansiedade, paixão, e mobiliza países inteiros, com o poder de unir torcedores de clubes rivais. Mesmo em queda, ainda tem uma audiência maior do que a Liga dos Campeões em sua decisão. Durante o torneio, é visto por 4 bilhões de pessoas, mesmo número da Champions, mas em um período bem menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário