CONTATOS

nandinhoferro@hotmail.com( CONTATOS)

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Rafael Nadal bate Novak Djokovic e fatura o título do Aberto dos EUA

Rafael Nadal  (Foto: Matthew Stockman/ AFP) Rafael Nadal (2º do mundo) conquistou na noite desta segunda-feira o título do Aberto dos Estados Unidos ao bater na decisão o sérvio Novak Djokovic (1º).
Em mais uma batalha épica entre os rivais, o espanhol precisou de cerca de 3h30 para superar o sérvio por 3 sets a 1 (6-2, 3-6, 6-4 e 6-1).
O título, o segundo no Aberto dos Estados Unidos (o primeiro havia sido em 2010), é o 13º de Nadal em Grand Slams. Com isso, ele se torna de forma isolada o terceiro maior de Majors em todos os tempos. O espanhol fica atrás apenas de Roger Federer (17) e Pete Sampras (14).
O espanhol ostenta uma impressionante sequencia de vitorias em quadras duras, que não são as suas favoritas. Nesta segunda-feira, chegou ao 22º triunfo seguido. Neste ano, não perdeu uma partida neste tipo de piso tendo faturado os títulos do Masters 1.000 de Indian Wells, Canadá e Cincinnati.
Além disso, Nadal venceu também Roland Garros, os Masters 1.000 de Roma e Madri, os ATPs 500 de Barcelona e Acapulco e o ATP 250 de São Paulo (Aberto do Brasil). Nos Masters 1.000 de Monte Carlo e no ATP 250 de Viña del Mar ficou com o vice-campeonato. O único torneio no qual não chegou à final foi Wimbledon, quando caiu na estreia.
Apesar do triunfo, Nadal ainda não roubou de Djokovic a ponta do ranking mundial. Como no ano passado também havia ficado com o vice (ao perder para Murray), o sérvio seguirá com 10.980. O espanhol subírá para 10.860.
Porém, como Nadal passou o fim da última temporada afastado das quadras por conta de lesão nos joelhos não tem nenhum ponto a defender até o fim do ano. Assim, superar p sérvio é apenas uma questão de semanas.

O JOGO
O primeiro set deu a impressão de que Nadal atropelaria o rival. Em apenas 42 minutos, quebrou o serviço do rival em duas oportunidades e, com tranquilidade, fez 6 a 2.
A pancada acordou o líder do ranking. Apesar de ter seu serviço quebrado em uma oportunidade, conseguiu quebrar o saque de Nadal por duas vezes para fechar a parcial em 6 a 3.
A terceira parcial foi a mais emocionante e também a que mais durou (1h01). Quando sacava em 4-4, Nadal chegou a ficar com 0-40. Mas em grande reação, fechou o game e ficou com 5-4. Na sequência, Djokovic não conseguiu defender seu saque e perdeu o set: 6 a 4. Nadal se agachou e vibrou muito.
No início da quarta parcial, Djokovic teve um break point logo de cara, mas novamente jogou a chance fora. Não bastasse isso, perdeu seu saque e ficou em desvantagem de 2 a 0. Atrás no marcador, Djokovic se perdeu em quadra e foi quebrado novamente no sexto game.
Deste momento em diante, Djokovic desmoronou. Ele ainda seria quebrado mais uma vez. Nem mesmo o barulho da torcida foi capaz de impedir a consagração de Nadal: 6-1 e mais um título para o espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário