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quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Bruno Senna e Luiz Razia lutam por últimas vagas na F-1. Confira cenário

Bruno Senna (Foto: Divulgação) A temporada da Fórmula 1 começa com o GP da Austrália, 17 de março. Os novos carros serão lançados a partir do fim de janeiro e os testes de pré-temporada iniciam 5 de fevereiro, já o grid de pilotos... Esse continua indefinido. Com a rescisão da Marussia com Timo Glock nesta semana, mais um cockpit está disponível. Existem quatro inscrições que ainda não foram preenchidas pelas equipes: além da vaga na Marussia, há outra na Caterham e duas na Force India, sendo que só uma reviravolta tiraria uma delas do escocês Paul di Resta, que possui contrato em vigor.
A briga pelos últimos cockpits conta com dois brasileiros. Bruno Senna e Luiz Razia lutam para não deixar Felipe Massa (Ferrari) como único representante do país. Ma há outros nomes fortes na disputa, como Jules Bianchi, Adrian Sutil, Vitaly Petrov, Heikki Kovalainen e Kamui Kobayashi. E outros que correm por fora, como Jaime Alguersuari, Narain Karthikeyan e Davide Valsecchi. Em tempos de crise econômica mundial, a realidade da F-1 é que só talento não basta. Em busca de um lugar ao sol, é preciso também patrocinadores para levar um aporte financeiro às equipes.
A dupla verde e amarela já manteve conversas com as três escuderias com assentos disponíveis. Substituído por Valtteri Bottas na Williams em 2013, o sobrinho de Ayrton Senna tem a seu favor a experiência de ter disputado uma temporada completa pelo time inglês, outra quase completa pela HRT em 2010 e ainda ter corrido algumas etapas na Lotus a partir do meio de 2012. Além disso, o paulista de 28 anos conta com um sobrenome de peso, que atrai empresas interessadas em patrocina-lo. Caso fique fora, o DTM (campeonato alemão de turismo) é uma opção estudada. Já Razia vem de uma ótima temporada na GP2. Com belas exibições, sagrou-se vice-campeão da principal categoria de acesso à F-1. Ligado nas exigências do mercado, o baiano de 23 anos conseguiu reunir apoio financeiro de algumas empresas nacionais e luta de forma incessante para alcançar o sonho de chegar ao topo do automobilismo mundial.
 
Vencedor do Kart das Estrelas, Jules Bianchi é favorito na Force India
A vaga na Force India - mais forte entre as três equipes - é a mais cobiçada. Esta, porém, é a escuderia em que Bruno e Razia estão menos cotados. O favoritismo é do francês Jules Bianchi, campeão do Kart das Estrelas promovido por Massa em Santa Catarina no início do ano. Reserva do time indiano em 2012, o jovem de 23 anos também faz parte da Academia de Pilotos da Ferrari. Outro bem cotado é o alemão Adrian Sutil. O piloto de 30 anos se afastou da F-1 em 2012 após ser condenado a 18 meses de prisão em liberdade condicional por de agredir um executivo da Lotus no ano anterior.
 
Concorrência grande na Caterham; Bruno Senna forte
Na Caterham, muitos são os candidatos para fazer dupla com o francês Charles Pic, contratado neste ano. Bruno tem chances relevantes. Razia, que testou no time anglo-malaio em 2011, também está no páreo. Na briga, também estão a dupla de 2012. Petrov assegurou o apoio financeiro de uma petroquímica russa e mantém esperanças. Porém, a retirada das imagens dos patrocinadores do piloto do site oficial da equipe é um mau sinal para o russo. Já Kovalainen, apesar da experiência de quem já guiou pela McLaren e venceu um GP, não está muito esperançoso. Quem pode pintar é Giedo van der Garde. O holandês de 27 anos é piloto de testes da escuderia e fez uma boa temporada na GP2 no ano passado.
 
Luiz Razia aposta suas fichas na Marussia
A Marussia, que parecia estar com a dupla fechada para 2013, rescindiu com Glock e voltou ao cenário. E é justamente nela que Razia aposta mais suas fichas. Bruno também conversou com a equipe e é uma opção. Um nome que surgiu com força nesta semana foi o de Petrov. O piloto é russo e a equipe inglesa é financiada por uma montadora de seu país. Além disso, com o do GP da Rússia marcado para estrear em 2014, a presença de Petrov seria uma boa jogada comercial. Porém, o empresário do piloto disse recentemente que o rumor não se passa de especulação. Quem realmente conversou com o time é o japonês Kamui Kobayashi, um dos queridinhos da torcida brasileira. Dispensado pela Sauber, Koba fez uma “vaquinha” online para arrecadar fundos e conseguir um lugar no grid. Depois de não ter sucesso nas negociações com a Lotus, chegou a desistir de buscar um lugar na F-1, mas com a reabertura da vaga na Marussia, voltou a alimentar esperanças.
Ainda há outros pilotos correndo por fora na briga. Ex-piloto da STR, Alguersuari ainda tem esperanças de estar na F-1. O espanhol de apenas 22 anos foi piloto de testes da Pirelli no ano passado e continuará na função, caso fique fora do grid. O italiano Valsecchi tenta não interromper a “tradição” de o campeão da GP2 subir para a F-1 no ano seguinte. A categoria já promoveu os vencedores Lewis Hamilton, Romain Grosjean, Timo Glock, Nico Hulkenberg e Pastor Maldonado. A exceção foi Giorgio Pantando. Além deles, há também o indiano Karthikeyan, que tenta não ficar a pé após o fim da HRT.

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