Causará espanto, mas não será uma surpresa se o Real Madrid conseguir nesta terça-feira uma classificação para a final da Liga dos Campeões, no Santiago Bernabéu, diante do Borussia Dortmund, às 15h45. A tarefa é bastante difícil, mas já foi cumprida pelo próprio clube espanhol na temporada 1975/76 desta mesma competição.
Para estar na final em Wembley, no próximo dia 26 de maio, o Real terá de vencer por 3 a 0 ou por diferença a partir de quatro gols. O Dortmund goleou na ida por 4 a 1. Missão idêntica há 38 anos, contra o inglês Derby County pelas oitavas de final da competição.
Os ingleses haviam aplicado 4 a 1 em casa e foram confiantes ao Bernabéu. Naquele 5 de novembro de 1975, o Real Madrid faria História ao aplicar 5 a 1, com o quarto gol merengue sendo marcado aos 38 minutos do segundo tempo e o quinto já na prorrogação.
Logo após a goleada sofrida em Dortmund, a imprensa de Madri tratou de trazer de volta as lembranças daquela noite. A repercussão correu pela Europa e chegou até a Alemanha, sendo comentada pelo técnico Jürgen Klopp.
– Conheço o retrospecto de viradas do Real Madrid. Nunca disse que a classificação já estaria assegurada. O resultado no primeiro jogo foi apenas um passo a mais – foram as palavras do treinador alemão.
Caso avance, o Real Madrid atual poderá ainda vingar aquele de 1975/76. O time da virada histórica cairia depois nas semifinais diante do Bayern de Munique.
Outras viradas históricas do Real Madrid
Copa da Uefa 1984/85
Nas oitavas de final, o Real aplicou 6 a 1 no Bernabéu depois de derrota por 3 a 0 para o Anderlecht, na Bélgica.
Copa da Uefa 1984/85
Nas semifinais, a Internazionale venceu o primeiro jogo em Milão por 2 a 0. O Real deu o troco em casa: 3 a 0.
Copa da Uefa 1985/86
Contra o Borussia Mönchengladbach, nas oitavas de final, o Real perdeu fora por 5 a 1, e venceu em casa por 4 a 0.
Copa dos Campeões 1986/87
O Estrela Vermelha venceu por 4 a 2 na ida, com o Real se classificando para as semifinais com um 2 a 0 na volta.
FICHA TÉCNICA
REAL MADRID x BORUSSIA DORTMUND
Local: Santiago Bernabéu, Madri (ESP)
Data-Hora: 30/4/2013 - 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Howard Webb (ING)
REAL MADRID: Diego López, Sergio Ramos, Pepe, Varane e Coentrão; Khedira, Xabi Alonso, Di María e Özil; Cristiano Ronaldo e Higuaín - Técnico: José Mourinho.
BORUSSIA DORTMUND: Weidenfeller, Piszczek (Kirch), Subotic, Hummels e Schmelzer; Gundogan, Bender, Blaszczykowski, Götze e Reus; Lewandowski - Técnico: Jürgen Klopp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário