CONTATOS

nandinhoferro@hotmail.com( CONTATOS)

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

FIJ anuncia mudanças na arbitragem e no sistema de pontuação do judô

Antônio Fabrício 3 - Campeonato Brasileiro Sub-23  (Foto: Lucio Mattos/CBJ) A Federação Internacional de Judô (FIJ) anunciou mudanças nas regras da luta. As novas leis passarão a valer já em 2013, mas estarão apenas em caráter de teste para saber quais ficarão de forma definitiva. O período de experimentação vai englobar todas as competições da entidade, desde o Grand Slam de Paris, em fevereiro, até o Campeonato Mundial do Rio de Janeiro, em agosto. Entre as novidades, há alterações na arbitragem, no sistema de pontuação e nos critérios de classificação para os campeonatos mundiais.
O número de juizes no tatame vai diminuir. Antes, três oficiais definiam o resultado dos confrontos, mas agora apenas um vai arbitrar a luta. Porém, ele terá o auxílio de um oficial que ficará na mesa de vídeo com um rádio de comunicação. Somente haverá interferência dos delegados da FIJ quando houver necessidade.
Durante as lutas, as punições a um atleta não vão valer pontos para o oponente. Anteriormente duas advertências (shidos) rendiam um yuko ao adversário, mas, com as novas regras, esse sistema está abolido. Um judoca poderá sofrer um máximo de três advertências, que não serão transformados em pontos contra ele. Porém, na quarta advertência, o atleta sofre um hansoku-make e é desclassificado. Os shidos também valerão como critério de desempate; quem tiver menos em caso de placar igual vence a luta.
Outras mudanças são: golden score sem limite de tempo, configuração do ippon (pontuação máxima) de forma mais rigorosa, fim da decisão dos juízes na bandeira e imobilização valendo contagem regressiva caso comece dentro da área de combate e termine fora dela.
Em campeonatos mundiais, um país só poderá levar um máximo de nove atletas no masculino e nove no feminino. Além disso, há um limite de dois judocas por categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário