CONTATOS

nandinhoferro@hotmail.com( CONTATOS)

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Bicampeão mundial, João Derly encerra carreira no judô com vitória

 
Nesta quinta-feira, um dos grandes nomes do esporte brasileiro disse adeus aos tatames. João Derly, único brasileiro bicampeão mundial de judô, fez a última luta de sua carreira e escolheu a sua cidade natal, Porto Alegre (RS), para ser palco de sua despedida. E ele encerrou com chave de ouro, ao bater o costa-riquenho Murilo Osman em menos de 30 segundos, por ippon.
As lesões nos ligamentos e nos menisco dos joelhos certamente foram alguns dos grandes problemas de João Derly durante seu tempo no esporte.
O judoca de se mostrou muito emocionado após a luta de despedida. “Vai ser difícil falar nesta noite. Não vem nada à cabeça. Na hora que eu olhei a saída do tatame, pensei em tudo o que vivi, os momentos bons”, disse Derly. “Tenho que agradecer, aos meus pais, aos meus irmãos, a minha esposa, a minha família. A todas as pessoas que foram importantes na minha vida e, principalmente, a Deus”, continuou. 
 O atleta ressaltou que, mesmo após a aposentadoria, ainda vai realizar muitos projetos: “Acabou a competição, mas ainda tem muito esporte na minha vida”.
Em 2005, o João Derly recebeu, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) o Prêmio Brasil Olímpico, destinado ao melhor atleta do ano, desbancando o velejador Robert Scheidt e Giba, do vôlei.
João Derly começou a lutar judô aos seis anos de idade, e fecha seu ciclo nas competições aos 31 anos. Pupilo do técnico Antônio Carlos Pereira, o Kiko, com o qual treina até os dias atuais, ganhou os mundiais no Egito, em 2005, e no Rio de Janeiro, em 2007. O gaúcho, que cometia na categoria meio-leve (até 66kg), também ganhou medalhas de ouro nos Grand Prix da Áustria (2002), República Tcheca (2002), Polônia (2002), Paris (2006) e também conquistou a medalha dourada na Copa do Mundo de Varsóvia (POL), em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário