CONTATOS

nandinhoferro@hotmail.com( CONTATOS)

sábado, 16 de junho de 2012

Presidente Marin descarta "virar mesa" e se reúne por início das Série C e D

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, avisou que não vai ceder à pressão dos clubes (Santo André-SP, Rio Branco-AC, Brasil de Pelotas-RS, Treze-PB e Araguaína-TO ) que buscam na Justiça vagas na Série C do Campeonato Brasileiro, e acredita que um acordo geral está próximo de acontecer para o início das Séries C e D em dez dias. O recado foi dado no dia em que visitou as obras da Arena Corinthians, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo.
"Não vamos desmoralizar a CBF, não tem virada de mesa. Se isso acontecesse todos os clubes iam bater na nossa porta. Temos uma reunião na segunda e o acerto deve acontecer para que as competições sejam iniciadas", destacou.
A CBF cumpre ordem do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e suspendeu as competições até que um acordo geral entre os clubes seja feito. A confusão está travada na Justiça Comum e não tem data para acabar.
"Já tivemos uma longa reunião na sexta e a coisa caminhou. Nós gostaríamos que os clubes brigassem pelas vagas na esfera esportiva, mas eles entraram na Justiça Comum e não podemos arcar com as consequências", destacou o presidente da entidade máxima do futebol brasileiro.
A CBF está pressionada por grande parte dos 60 clubes envolvidos nas competições. "Já entendemos que essa suspensão resultou em um prejuízo geral muito grande aos clubes. Isso não pode seguir assim", destacou Marin.
Entenda a disputa judicial
Santo André x Brasil: o clube de Pelotas perdeu seis pontos por escalação irregular do jogador Cláudio, na vitória por 3 a 2 sobre o Santo André, em 2011, pela Série C do Brasileiro. Com a perda da pontuação, o Brasil foi rebaixado e salvou o time do ABC. O jogador teria de cumprir suspensão nesta partida, pois havia sido expulso pelo Ituiutaba (atual Boa Esporte) na última rodada da mesma competição em 2010.
Cláudio não se lembrava da expulsão, e o Brasil não tinha conhecimento da suspensão anterior. Os pontos fizeram a equipe gaúcha perder a vaga justamente para o Santo André.
Rio Branco x Treze x Araguaína: o time do Acre foi proibido de atuar na Arena da Floresta, na Série C 2011, pela Procuradoria de Defesa do Consumidor. Por conta disso teria ido à Justiça Comum sem que as instâncias desportivas estivessem concluídas, e acabou punido pela CBF com eliminação da competição, o que acabou livrando o Araguaína da degola.
Posteriormente, o Rio Branco entrou em acordo com a CBF e o STJD, retirando as ações da Justiça Comum - o clube negou ter subscrito a ação -, e assim foi incluído na Série C em 2012. O Araguaína exigiu o descenso do Rio Branco. Já o Treze exige a vaga na Série C por ter terminado na quinta colocação da Série D no ano passado - quatro equipes foram classificadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário